Governo do Estado do Espírito Santo
27/08/2020 17h34

Diretoria de Inteligência completa 22 anos de excelência

Na tarde desta quinta-feira (27), o Diretor de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Alessandro Marin e seus agentes, realizaram homenagens na sala do Comando geral, em comemoração aos 22 anos de existência da Dint. 

No gabinete do comando geral da PMES, o Diretor de Inteligência, Coronel Marin, comemora o aniversário da DINT entregando ao comandante-geral, coronel Douglas Caus, ao Subcomandante-geral da PMES, coronel Marcio Celante Weolffel, e ao Chefe do Estado Maior Geral da PMES, Coronel Arilson Marcelo Martinelli, o novo Plano Diretor DINT 2020-2022, idealizado e confeccionado pelo alto comando da PMES e pelos oficiais superiores da Diretoria de Inteligência.

Após a entrega do Plano Diretor, o comandante da PMES é homenageado pelos relevantes serviços prestados ao SIPOM, quando foi Diretor de Inteligência. Também foram homenageados os militares Capitão Marcos Cesar Luna da Silva e 2º Ten Revelino Suave, onde receberam uma homenagem pelos anos de dedicação à missão policial militar e pelos relevantes serviços prestados ao SIPOM, por estarem prestes a ingressarem na Reserva Remunerada.

Finalizando, foi apresentado ao comandante e oficiais a ferramenta “SipomLive”, que tem por finalidade o acompanhamento em tempo real de operações policiais, manifestações, e outras ocorrências ou fatos de interesse, através de transmissão de vídeo gerados a partir de Drones ou outros dispositivos móveis, fornecendo elementos instantâneos que assessorem e subsidiem o processo de tomada de decisão.

 

Histórico da Dint

A atividade de Inteligência existe na PMES desde o ano de 1975 com o advento da Lei nº 3.044 que estruturou o Estado-Maior da Corporação, ou seja, há 40 anos. 

Desde então a Atividade de Inteligência tem subsidiado os gestores da Segurança Pública, permitindo decisões fundamentadas e oportunas, uma vez que monitora e se antecipa aos potenciais eventos relacionados com a ordem pública e a paz social. 

Criada por força do Decreto nº 4.328-N, de 28 de agosto de 1998, que reorganizava o Quadro de Organização da PMES, a Diretoria de Inteligência (DINT) substituiu a antiga PM-2.

A DINT legalmente é o órgão de direção setorial do Sistema de Inteligência da PMES (SIPOM), incumbindo-lhe o planejamento, execução, controle e fiscalização das atividades de inteligência de interesse da Corporação.

Ao longo dos seus 22 anos de existência, a Diretoria de Inteligência construiu uma história que uniu a excelência na produção e salvaguarda do conhecimento da PMES. Diante de sua missão e visão futura, a DINT vislumbra superar desafios e protagonizar outras tantas ações, máxime, continuidade no processo de capacitação e qualificação dos agentes de inteligência, melhoria das instalações, aquisição de equipamentos e soluções tecnológicas, integração com outros órgãos de inteligência, em especial, as demais coirmãs. A credibilidade em uma instituição forte e o trabalho de uma equipe de confiança do SIPOM tem sido fomentado como caminho a ser perseguido por esta Diretoria.

 

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard