Governo do Estado do Espírito Santo
23/10/2019 10h10

Diretoria de Direitos Humanos promove workshop dos Conselhos de Segurança Pública do ES

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) promoveu, na tarde dessa terça-feira (22), o “I Workshop dos Conselhos de Segurança Pública (Conseg) do ES”. O encontro, além de propiciar a troca de vivências entre os conselhos capixabas, teve como objetivo central fomentar a construção de uma Federação Estadual de Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg).

O evento aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), no bairro Bento Ferreira, município de Vitória, e reuniu lideranças dos conselhos de vários municípios e regiões do Estado, além de autoridades como o subcomandante-geral da PMES, coronel Alecksandro Ribeiro de Assis, o diretor de Direitos Humanos, coronel Arilson Marcelo Martinelli, e representantes da Ouvidoria e da Gerência de Integração Institucional da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Em primeiro momento, o chefe da Divisão de Polícia Comunitária, major Sandro Roberto Campos, resgatou a história de formação dos Conselhos Interativos e explicitou ações e funções típicas de serem desenvolvidas por entidades civis organizadas. Posteriormente, o diretor-adjunto da DDHPC, tenente-coronel Sebastião Biato Filho, coordenou uma mesa de debate com as lideranças presentes.

Na oportunidade, foi deliberada pelos participantes do evento a formação de uma comissão responsável por elaborar proposta de estatuto da Feconseg e de seu respectivo calendário de trabalho.

O coronel Assis destacou o marco para a construção de segurança cidadã que representa a formação da Feconseg no Estado. “O que impulsiona a PMES a propor à comunidade a criação da Federação de Conselhos Comunitários é o nosso anseio de que os conselhos de segurança do estado tenham capacidade de autogerir, de se promover e de se manter, a despeito de incentivo ou autorização de instituições públicas. Isso representa avanço em cidadania”, pontuou.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard