05/11/2019 13h16 - Atualizado em 05/11/2019 14h35

Diretoria de Comunicação Social promove palestra sobre saúde psíquica durante 1º ciclo de capacitação

Como parte do 1º Ciclo de Capacitação e Treinamento aos integrantes da DCS, na Área Temática "Saúde Física e Mental", a equipe da Diretoria de Comunicação Social da PMES (DCS) participou, nesta segunda-feira (04), de uma palestra que abordou o tema “O trabalho conjunto da comunicação como elemento da saúde psíquica”.

Durante o encontro, a psicóloga e mestre em psicologia institucional Janice do Carmo Demuner Magalhães abordou a importância da comunicação como ferramenta para o autoconhecimento e para a gestão social. Com discurso claro e objetivo, ela explicou a atuação do psicólogo nos diversos campos da vida de uma pessoa, seja no trabalho, no relacionamento interpessoal, na família, na sexualidade, nas questões financeiras, ou ainda nas crenças e vínculos religiosos.

Logo no início, a equipe sentiu na pele a dificuldade de gerenciar pessoas e encontrar estratégias ideais em grupo, ao participar de uma dinâmica proposta pela psicóloga. A missão era, de maneira lúdica, tentar salvar o maior número de vidas durante um naufrágio em alto-mar.

A profissional, que está no doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pontuou ainda sobre estratégias para a produção de saúde no ambiente de trabalho referentes ao relacionamento, aos anseios de cada profissional, e aos conflitos na equipe. “A vivência no trabalho também contribui para a saúde mental, e a saúde do trabalhador para a saúde mental. É um ciclo.”, explicou Janice, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela DCS como geradora e propagadora de saúde psíquica na tropa, a partir de ações voltadas para a valorização e reconhecimento do trabalho feito pelos policiais militares do Espírito Santo no dia a dia.

Para o diretor de Comunicação Social, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, o momento com a psicóloga Janice permitiu à equipe agregar bons direcionamentos para a vida pessoal e profissional. “A doutora Janice conseguiu proporcionar reflexão, e a equipe pôde voltar atenção um para o outro”, pontuou. Ainda de acordo com o oficial, idealizador deste 1° Ciclo de Capacitação e Treinamento aos profissionais de Comunicação Social da PMES, esse tipo de aprendizado permite a canalização dos talentos de uma equipe que é muito estratégica para a instituição. “O processo criativo-comunicacional vem a reboque de um ambiente de trabalho saudável, onde haja amizade, respeito, confiança e transparência”, finalizou o coronel Pimenta.

A próxima palestra para a equipe será realizada pelo chefe da subseção de jornalismo, o 1º tenente Anthony Moares Costa, que vai abordar a temática “Identidade Corporativa e Cultura Organizacional” no eixo "Conhecimentos inerentes à Comunicação Social Institucional".

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA