25/09/2019 14h59 - Atualizado em 25/09/2019 15h02

DDHPC e 7º BPM participam de Fórum de Segurança Pública em Cariacica

Representantes da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e do 7º Batalhão participaram, na noite desta terça-feira (24), da reunião do Conselho Comunitária de Segurança (CONSEG) da Grande Castelo Branco.

O CONSEG congrega lideranças comunitárias dos bairros que perfazem a região administrativa nº 07 do município de Cariacica, situadas na 5ª Cia do 7º BPM. A atividade foi organizada pelas lideranças do Conselho, em parceria com a Gerência de Integração Comunitária e Institucional (GICI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e com a Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC.

O encontro ocorreu na sede da associação de moradores do bairro Castelo Branco. Além de membros e lideranças da comunidade e reuniu diversas autoridades públicas, como o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio; o vereador Celso Andreon, o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico, e a comandante da tropa ostensiva da Força Nacional em Cariacica, major Naíma Huk.

O evento teve, em seus momentos iniciais, a apresentação cultural de crianças do bairro que participam do projeto “A capoeira na formação do cidadão”, lideradas pelo instrutor Lalinho. Em seguida, houve apresentação de serviços e equipamentos públicos que concorrem para a construção de segurança cidadã, como o programa Estado Presente do Governo do Estado; serviços da Sesp como o Disque Denúncia e os ligados a proteção da mulher vítima de violência Doméstica; Programa Nacional de enfrentamento da criminalidade violenta “ Em frente Brasil”, do Ministério da Justiça, entre outros.

A Policia Militar apresentou as ações que desenvolve no território, por meio de exposição do comandante do 7º BPM, tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa, e do chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC, major Sandro Roberto Campos. Ao término do evento, ficou estipulada a necessidade de se manter os encontros organizados de forma sistêmica, com indicação de reuniões mensais. Tal configuração permitirá caráter ativo de fórum de segurança na região.

O tenente-coronel Schulz afirmou que “Seu comando está de portas abertas para a comunidade. Não há como ser diferente para alcançar resultados duradouros na redução dos indicadores de violência: transmito isso a todos meus policiais”.

Já o major Campos destacou o projeto Núcleos de Polícia Comunitária (NPC) dentro do Programa Estado Presente: “A região de Castelo Branco está contemplada como um dos 30 Núcleo de Policia Comunitária. Nesse contexto, o fortalecimento não só de ações de policiamento ostensivo, mas também de prevenção primária, acompanhadas do fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, permitirão o avanço na construção de ações transparentes e participativas para as particularidades locais ligadas ao controle da criminalidade”.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA