12/09/2020 09h59 - Atualizado em 12/09/2020 14h39

Cursos do CPOE em 2020

Dia após dia a Polícia Militar é exigida mais e mais, frente aos anseios da comunidade, a fim de proporcionar mais segurança aos capixabas. Essa exigência somente pode ser atendida se o treinamento dos militares, principalmente de suas Unidades Especializadas, for uma constante.

No meio militar, existe um ditado que diz: “treinamento difícil, combate fácil”. E é justamente nesse contexto que o Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE) retomou seus treinamentos para aprimorar suas tropas especiais, mantendo elevadas a moral e a técnica, características fundamentais para obtenção do sucesso nas ações.

No Regimento de Polícia Montada (RPMont), além dos treinamentos semanais a que passam os policiais militares cavalarianos, foram autorizados 2 cursos pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) para aprimorar a força da Cavalaria e a Gestão dessa importante Unidade que possui o cavalo como protagonista.

Fica assim nosso agradecimento a DEIP, na figura do Cel Souza Reis, pela presteza e engajamento com que tem reconhecido a necessidade deste Comando Especializado se aperfeiçoar de qualificação e treinamento constantes.

O curso de Tropa Montada aprovado já é habitual na Instituição e visa preparar os novos militares da Cavalaria para o policiamento ostensivo montado. Por meio deste importante e imprescindível curso os novos cavalarianos da PM aprenderão noções importantes de veterinária, desde o toalete dos equinos até as principais doenças e profilaxias, além de técnicas de equitação militar, abordagem policial a cavalo, tiro montado, práticas de policiamento ostensivo montado, patrulhamento tático motorizado em apoio ao policiamento ostensivo ordinário e noções de choque montado.

Já o curso de Gestão de Cavalaria é uma inovação na PMES, inclusive no cenário nacional, e visa qualificar Majores da Instituição para o comandamento do RPMont.

No curso Gestão de Cavalaria esses Oficiais Superiores terão contato com o mundo equestre, as potencialidades e limitações do policiamento ostensivo montado, conhecerão a legislação que norteia o sistema de manutenção de equinos e trata da inclusão de equinos na carga da PMES pela aquisição, doação ou reprodução, assim como da descarga pelo óbito ou inservibilidade, aprenderão as técnicas e práticas para o correto emprego do policial a cavalo e receberão todas as demais informações sobre como gerir uma Unidade Hipo.

Nesta oportunidade também consigna o Cel Pimenta a necessidade de registrar elogios e agradecimentos ao Tenente Coronel Menegatti, Comandante do RPmont, pela competência e engajamento com sua equipe para montar e planejar dois importantíssimos cursos, os quais elevam cada vez mais o Regimento como uma das melhores unidades especializadas da PMES.

Segundo o Cel Pimenta, sua gestão a frente do Comandamento do CPOE baseia-se no seguinte tripé pé: motivação e valorização pessoal e profissional de sua oficialidade e de sua tropa; qualificação e capacitação profissional constante e intervenção policial qualificada em locais conflagrados com alto índice de criminalidade, sendo certo que o consequente resultado deste somatório de parâmetros é a prestação de um serviço de segurança e paz social bem mais efetivo à sociedade capixaba, com um melhor e mais sólido assessoramento as necessidades do Comando Geral da Instituição, diante das inúmeras demandas operacionais da PMES.

Dentro do eixo qualificação e capacitação profissional constante segundo o Cel Pimenta encontra-se ainda em fase final de tramitação o Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco(CPAAR), da CIMesp, e em fase inicial de tramitação o Curso de Cinotecnia, da CIOC.

O alto poder de fogo dos criminosos e o seu posicionamento estratégico em locais desfavoráveis ao efetivo policial que visa incursionar nesses locais, são apenas alguns dos fatores que tornam essencial a necessidade de padronizar e capacitar os militares em procedimentos e técnicas de patrulhamento em áreas de alto risco, visando assim reduzir o risco à vida desses agentes da lei no cumprimento de sua missão. A intervenção policial no processo do Patrulhamento a pé em locais de alto risco requer procedimentos e doutrina própria, desenvolvida para minimizar os riscos do policiamento, proporcionar maior segurança à sociedade e estar presente nos locais de difícil acesso no interior das comunidades.

Sigamos com Força na Missão e Deus no Coração, finaliza o Cel Carlos Ney de Souza Pimenta, Cmt do CPOE.