Governo do Estado do Espírito Santo
12/11/2018 14h16 - Atualizado em 13/11/2018 11h48

Curso capacita policiais militares para atuar na Patrulha Maria da Penha

Nesta segunda-feira (12), policiais militares iniciaram o Curso de Capacitação para Integrantes da Patrulha Maria da Penha, que acontece no auditório do Departamento de Imprensa Oficial, em Bento Ferreira, Vitória.

A capacitação está sendo oferecida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e terá a duração de dois dias. O objetivo é instruir o policial militar sobre a forma adequada de acolher a mulher vítima de violência doméstica. Cinquenta e três policiais militares de diversas Unidades da PMES participam do curso.

O Secretário de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, fez a abertura do evento e falou sobre a importância da capacitação para que se construa uma relação de confiança entre o policial militar e a vítima. “Ao atendermos uma mulher vítima de violência doméstica, mostramos a ela que a Instituição está ali presente, afirmando que ela não está sozinha para lidar com o problema”, frisou.

Ao longo do curso, os militares terão palestras sobre a Lei Maria da Penha e seus aspectos jurídicos; abordagem psicossocial da violência; o direito das mulheres; rotinas e procedimentos legais; serviço de assistência social; visitas tranquilizadoras, dentre outros assuntos.

Entre os palestrantes estão profissionais especialistas experientes, como a Dra. Catarina Cezin Gazele, procuradora de Justiça do Ministério Público; Dra. Carla Pedreira, mestre em Criminologia pela USP, Dra. Cláudia Murta, pós-doutora em Filosofia; Dra. Natália Tenório, delegada da Mulher da Serra – compondo um time de nove oradores no total, dentre os quais se incluem o capitão Rogério Bernades e a cabo Rafaela Albuquerque, que falarão sobre as visitas tranquilizadoras.

O curso foi formatado pela gerente de proteção à mulher da Sesp, Fabiane Salvador, após demanda dirigida pela Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Militar. Em sua fala, o secretário Nylton Rodrigues disse que o Estado adquirirá 12 novas viaturas, direcionadas especificamente para a Patrulha Maria da Penha, todas equipadas com um notebook.

Outras capacitações estão agendadas para acontecerem nas regiões Sul e Norte do Estado. Dia 22 de novembro abrangerá o CPO-S e acontecerá na Faccacci, em Cachoeiro de Itapemirim. Já no dia 30 de novembro, será na área do CPON, no auditório do 13º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus.

Redução de Homicídios

Em 2009, o Espírito Santo figurava como o Estado que tinha o maior número de ocorrências relacionadas à violência doméstica. Com o nascimento da Patrulha Escolar, em 2015, este índice começou a despencar, chegando a uma redução significativa de 50% em 2016.

Atualmente, o projeto é responsável direto pela redução de 25% do número de homicídios de mulheres.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard