Governo do Estado do Espírito Santo
20/08/2021 15h55 - Atualizado em 20/08/2021 15h57

CPOE realiza entrega simbólica do Manual de Policiamento Montado

O comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, fez a entrega simbólica do novo Manual de Policiamento Montado ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, na manhã desta sexta-feira (20). O ato emblemático ocorreu no gabinete do comando geral, no QCG, em Vitória. 

Além do comando do CPOE, estiveram presentes no evento o tenente-coronel Biato e o major Caus, representando o Estado-Maior Geral; o tenente-coronel Menegatti, comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont); e os membros da comissão para avaliação do manual, major Celante (subcomandante do RPMont) e o major Schmidt.

Na oportunidade, o coronel Douglas Caus afirmou que a instituição tem enfrentado os seus desafios com planejamento e gestão. “A ausência de manuais de doutrinas sobre nosso policiamento era um desses desafios, que estamos combatendo com a padronização de procedimentos e condutas. O CPOE é o protagonista neste cenário, abrindo as portas para um legado de doutrinas. Devemos fomentar essa produção em toda a Polícia Militar”, argumentou.

Por sua vez, o coronel Pimenta, como comandante do CPOE e incentivador da aplicação doutrinária nas ações policiais, externou a satisfação de fazer parte deste importante momento na história do RPMont e também da Polícia Militar.

“Essa oportunidade tem um significado grandioso para a Instituição, pois revela os talentos que temos, pessoas que se dedicam em aprofundar seus conhecimentos e elevar a Polícia Militar a altos níveis. Produzir um manual dessa qualidade foi desafiador, mas contamos com pessoas proativas e dedicadas, que encontraram apoio deste comando e do comando-geral para tornar real esse projeto”. 

O comandante do Regimento de Polícia Montada, coronel Menegatti agradeceu o coronel Douglas Caus pela confiança em sua permanência à frente do RPMont, e pela preocupação em deixar a Cavalaria cada vez mais moderna e atualizada, com a institucionalização da Equoterapia, e a viabilização de importantes obras e aquisições para a Unidade.

Agradeceu também o coronel Pimenta, com sua visão de futuro, apoio, e preocupação em deixar registradas as doutrinas de policiamento. Dirigiu-se também aos integrantes da comissão, agradecendo pela dedicação e empenho. “Esse manual será a bíblia do cavalariano, que vai respaldar suas ações e blindar os seus comandantes. Ele traz um conteúdo moderno e adaptado à realidade em que vivemos. Agradeço a participação dos envolvidos em sua produção”, reconheceu.

O tenente-coronel Biato encerrou os discursos dizendo que o Estado-Maior Geral está em consonância com todas as boas iniciativas de projetos, especialmente os manuais de procedimentos técnicos e padronização de doutrinas, que mostram o quanto a Instituição está evoluindo.

Ao final, o coronel Pimenta fez a leitura de um elogio direcionado aos membros da comissão, major Celante e major Schmidt.

O Manual de Policiamento Montado foi publicado no BGPM 031.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard