Governo do Estado do Espírito Santo
24/03/2020 15h20

#coronavírus: Polícia Militar publica manual com procedimentos para a limpeza de viaturas

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) tem tomado uma série de medidas para evitar e minimizar a disseminação e o risco de contágio dos policias militares pelo coronavírus. Nesta segunda-feira (23) foi divulgado, no BECG Nº12/2020, um manual com procedimentos para a realização da limpeza das viaturas durante a assunção do serviço.

Os processos a serem adotados pelos policiais militares durante a pandemia de coronavírus (COVID-19) são: lavar as mãos corretamente antes e depois de limpar a viatura; utilizando água, sabão e bucha, limpe as maçanetas externas e internas, puxadores das portas, volante, alavanca de macha, freio de mão, painel, maçaneta do compartimento de transporte de pessoas detidas, além de outros itens que julgue necessários, como cinto de segurança, teto e bancos.

Em seguida prepare uma mistura de água e água sanitária, na proporção de oito partes de água para duas de água sanitária. Utilizando um borrifador, aplique a solução nos itens limpos anteriormente. Espalhe a mistura com um pano.

Para a limpeza dos botões do rádio e do ptt, utilize álcool gel 70%, aplicando o álcool com um pano. Na falta de álcool, pode ser utilizada a mistura de água e água sanitária preparada anteriormente. Umedeça um pano e passe nas teclas. Não deverá ser borrifada qualquer substância sobre o rádio e nem umedecer demais o pano. Isso evita que componentes internos sejam danificados.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br


Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard