Governo do Estado do Espírito Santo
30/10/2018 15h44 - Atualizado em 30/10/2018 15h55

Comitiva da PMES visita Escola Viva em Serra

A Polícia Militar foi convidada pelo grupo Espírito Santo em Ação para conhecer uma das instalações do projeto Escola Viva. A unidade escolhida foi o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Beato, localizado no bairro Planalto Serrano, no município de Serra. Durante a manhã desta terça-feira (30), uma comitiva conheceu de perto a metodologia de ensino em tempo integral, além da história e números do movimento empresarial.

Participaram da visita o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcio Celante Weolffel, o comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, o comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), coronel Antônio Marcos de Souza Reis, o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Biato Filho, o comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Roberto Mauro da Rocha, o comandante do 7º Batalhão, tenente-coronel Jair Gomes de Freitas, o comandante da 14ª Companhia Independente, major Maximiliano Werneck de Souza, além do diretor-presidente do ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe, a especialista pedagógica do núcleo de Educação, Ayone Sossai, o diretor da escola, Paulo Ferreira dos Santos, professores da Unidade e outros representantes.

Os convidados da PMES conheceram, por meio da equipe pedagógica e dos estudantes, toda a metodologia da escola em tempo integral, como ela funciona e sua estrutura física. A escola possui um modelo diferenciado que visa formar alunos autônomos, solidários e competentes, através da base curricular comum, aulas eletivas, clubes e a construção de um projeto de vida feito pelo próprio aluno que se torna protagonista da sua história.

O comandante-geral, coronel Ramalho, ressaltou que a visita foi uma grande oportunidade para promover a integração entre a Polícia e a escola. “Estamos felizes com a oportunidade de conhecer este modelo de gestão educacional com foco e dedicação da forma que está sendo implantado pela Escola Viva. A educação está diretamente ligada à segurança pública e um bom trabalho desempenhado dentro da escola permite que novas possibilidades de vida sejam abertas para esses estudantes”, declarou.

Uma das principais características da Escola Viva é promover o envolvimento de todos no processo educacional. No encontro, os militares ouviram depoimentos de alunos que construíram um projeto de vida através de competências trabalhadas dentro da escola. Exemplo disso é a aluna Amanda Rodrigues Martins, que com o apoio da equipe pedagógica e as experiências vividas na educação em tempo integral, produziu um livro de contos.

Em sua apresentação, o diretor-presidente grupo Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe demonstrou acreditar que a educação é o melhor instrumento de transformação de vida. “Valorizamos a formação educacional como forma de preservar a ética, assim viabilizamos a promoção de um país melhor para as novas gerações”, destacou.

A especialista pedagógica do núcleo de Educação do grupo Espírito Santo em Ação, Ayone Sossai, destacou que a iniciativa do Grupo é promover uma educação básica pública de qualidade para todos os capixabas. “Assim será possível reduzir as desigualdades educacionais para formar melhores profissionais para o mercado de trabalho”, disse.

Além da Escola Vila, o Espírito Santo em Ação conta com outros 20 projetos em andamento, o apoio de 200 voluntários e 100 entidades envolvidas nos temas que estão divididos em três pilares: Educação, Formação de Liderança e Gestão Pública Eficiente.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard