12/12/2023 07h41

Comando-geral detalha operação no Complexo da Penha em entrevista

Na manhã desta segunda-feira (11), em incursão pé no Complexo da Penha como parte do V Curso de Operações Táticas Motorizadas (V COTAM), promovido pelo Batalhão de Missões Especiais (BME), juntamente com o apoio do Batalhão de Ação com Cães (BAC) com os alunos do IX Curso de Cinotecnia, realizaram uma operação nos bairros da Penha, São Benedito e no Morro da Floresta.

Durante a ação, as equipes especializadas visualizaram diversos indivíduos armados com fuzis e pistolas, resultando em confronto armado. Os policiais militares, agindo em legítima defesa, responderam prontamente. Como resultado, dois dos criminosos foram alvejados, socorridos ao hospital, resultando no óbito de um deles, posteriormente. Adicionalmente, outros 07 indivíduos foram detidos, dentre eles estava o "Merrá", o braço-direito do traficante Fernando Moraes Pimenta, conhecido como "Marujo". Ele é também um grande gerente do tráfico que responde diretamente à cúpula da liderança da facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Nessa operação extremamente exitosa, resultou na apreensão de 07 Pistolas, 18 carregadores de pistola 9mm, 04 carregadores de pistola .40, 341 munições de 9mm, 42 munições de .40, 05 munições de calibre 12, 354 buchas de maconha, 609 pinos de cocaína, 125 papelotes de cocaína, 04 porções grandes de cocaína, 255 porções de crack, 101 porções de haxixe, 75 unidades de PAC, 06 rádios comunicadores, 03 celulares, 01 granada e a quantia de R$ 9.496,75, em espécie.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, parabeniza as equipes de policiais militares que atuaram durante a ocorrência: “Vocês são motivo de orgulho para nossa Corporação. São exemplos de profissionalismo, dedicação e alta capacidade de atuação diante de ocorrências em áreas conflagradas e de alto risco”.

E concluiu: “A Polícia Militar deixou um recado claro aos criminosos com essa ocorrência. O indivíduo que pensa em dominar qualquer tipo de território, é melhor e mudar para outro Estado, porque aqui a Polícia Militar continuará mantendo o direito de ir e vir do cidadão de bem nas vias públicas”.

Continuaremos servindo e protegendo a sociedade capixaba, principalmente nas regiões conflagradas onde atuam essas facções criminosas, na busca incansável da paz e da tranquilidade pública.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br