23/10/2020 10h59 - Atualizado em 23/10/2020 13h28

Comandante-geral participa de palestra sobre transtorno do espectro autista

Em continuidade à programação de palestras do 1º Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE, que acontece na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, na manhã de ontem (21), o comandante-geral, coronel Douglas Caus, juntamente com o subcomandante-geral, coronel Márcio Celante Weolffel, participaram da palestra “A PMES e o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Uma reflexão necessária”, proferida pelo tenente-coronel Giuliano Menegatti, comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Também estiveram presentes o coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, comandante do CPOE, oficiais das Unidades Especializadas, a Promotora de Justiça, Dra. Paula Fernanda Almeida de Pazolini e representantes da Associação dos Amigos dos Autistas (AMAES).

Na oportunidade, foram apresentadas pelo palestrante informações sobre o TEA e as consequências de possíveis abordagens realizadas pela polícia militar às pessoas com este transtorno.

O tratamento do TEA envolve uma equipe multidisciplinar e uma das atividades que podem ser realizadas para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva dos pacientes é a Equoterapia, sendo este um trabalho terapêutico e educacional que busca o desenvolvimento biopsicossocial com o auxílio do cavalo, segundo estudiosos da área. A Equoterapia faz parte das atividades desenvolvidas pelo RPMont para a comunidade.

Durante sua apresentação, o tenente-coronel Menegatti convidou a Dra. Paula de Pazolini, as senhoras Pollyanna Paraguassu, Adriana Bôas e Bárbara Campos, que lidam com o tema, para fazer fazerem um testemunho sobre fatos reais que vivenciam. Os relatos emocionaram a todos os presentes.

“A Polícia Militar do Espírito Santo é uma polícia extremamente legalista e ela também é cidadã quando ela participa desses projetos. A Equoterapia é de suma importância para a sociedade”, disse o coronel Caus. “A ideia é, além do RPMont, também inserir a Companhia Independente de Operações com Cães nas atividades em conjunto com a AMAES, utilizando a terapia com os cães”, completou.

Ao final, o coronel Caus demonstrou interesse em inserir o tema Transtorno do Espectro Autista em palestras para os cursos de formação da polícia militar, promovendo conscientização da abrangência da causa, capacitação e qualificação da tropa no atendimento de pessoas com TEA, uma vez que tal assunto vai ao encontro dos interesses do planejamento estratégico tanto do governo do estado quanto da própria corporação. Com a fala do comandante, as pessoas envolvidas com o tema do TEA presentes no local ficaram satisfeitas e agradecidas ao perceberem que o objetivo da palestra fora alcançado.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA

Tels. (27) 3636-8715