Governo do Estado do Espírito Santo
24/06/2020 17h52 - Atualizado em 24/06/2020 17h54

Comandante-geral faz visita técnica ao CPOM

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, fez uma visita técnica ao Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), na tarde desta quarta-feira (24). Também estiveram presentes no evento o subcomandante-geral, coronel Márcio Celante, o comandante do CPOM, coronel Alessandro Juffo juntamente com toda a equipe de oficiais superiores do CPOM, além da presença de todos os comandantes de unidades vinculadas ao comando metropolitano.

A visita foi um momento ímpar para o comandante expor suas linhas de ação administrativas e operacionais, bem como interagir com os oficiais superiores do CPOM, mostrando que o comando da PMES está sendo conduzida de maneira sinérgica e de forma a compor uma série de ações voltadas ao crescimento institucional e ao desenvolvimento de uma polícia mais bem preparada emocional, técnica e financeiramente.

Nesse contexto, o comandante geral inicialmente fez questão de elogiar o comandante do CPOM pela forma dedicada e competente com que vem desenvolvendo as atividades junto às unidades operacionais com o viés de garantir a paz social e a redução da criminalidade, prezando pela boa qualidade do serviço prestado.

Em seguida abordou o tema planejamento e gestão como pontos vitais de seu comando, dizendo que, para se fazer uma série de ações voltados para o realização de um excelente policiamento como blitz, cerco tático, operações de visibilidade dentre muitas outras, é fundamental que a estrutura em sua retaguarda tem que estar prontas para apoiar nas necessidades meio que levarão a tão sonhada excelência na prestação do serviço.

Citou que para que esse horizonte seja alcançado, medidas estão sendo diariamente adotadas, como a melhoria da infraestrutura da organização. Para isso foram dados vários exemplos de ações de reforma e construção de unidades operacionais que estão sendo viabilizadas junto ao Governo do Estado para que sejam executadas no tempo mais curto possível. Nessa linha, projetos estão sendo construídos para a sua viabilização. Outras ações como reaparelhamento da tropa com novas viaturas, rádios, coletes etc. estão também em andamento visando proporcionar melhores condições de trabalho ao policial militar.

O comandante fez ainda menção sobre a reestruturação dos recursos humanos da corporação, informando que há necessidade de que as contratações futuras sejam adiantadas, bem como a criação de uma rotina de contrações que permita que o quadro de pessoal esteja sempre em um bom nível. Disse ainda que a contratação dos militares da reserva remunerada está em estado adiantado e que esses militares serão aproveitados nas barreiras sanitárias em um primeiro momento e depois disponibilizados para as unidades operacionais. Essa ação vai permitir o aproveitamento dos militares ora disponibilizados para essa atividade que retornem para as unidades de origem permitindo assim que reforcem o policiamento ordinário.
No que tange ao Termo Circunstanciado, o comandante frisou que essa demanda foi abraçada pelo governador e que está nas mãos do secretário de segurança construir os parâmetros para sua implementação o mais breve possível. Foi destacado que as ações policiais serão muito melhor desenvolvidas a partir dessa ação, uma vez que aperfeiçoará o uso dos recursos disponíveis, tanto na Região Metropolitana quando no interior do estado.

O comandante disse ainda que é um grande admirador do uso do cão policial e para isso está investindo parte do seu tempo nesse assunto objetivando a viabilização desse importante recurso nas unidades operacionais. Foi destacado por alguns comandantes que o uso do cão policial é um ferramenta operacional muito importante dada a característica inerente ao cão de farejar drogas e materiais ilícitos nos lugares mais difíceis no decorrer de uma ação ou operação policial.

Por fim, o comandante ainda destacou a importância das unidades possuírem um Programa de Valorização Profissional (PVP) com o fito de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos militares que estão nas ruas diuturnamente dando o sangue pela sociedade. Esses programas permitem que os policiais se sintam acolhidos e reconhecidos pelos comandantes, facilitando em muito a interlocução entre comando e tropa.

Ao final da reunião, após todos os comandantes de unidade terem a oportunidade de realizarem suas falas junto ao comandante-geral expondo suas preocupações, o comandante do CPOM, coronel Juffo, agradeceu a presença do coronel Caus dizendo ser extremamente salutar esse tipo de visita técnica e fez questão de abordar alguns temas junto ao comandante com o fim de demostrar que está em sintonia com os anseios do comando geral e dos comandantes de unidades, servindo assim como um elo entre esses personagens a fim de proporcionar uma dinâmica na prestação do serviço de forma a tentar garantir a paz entre as pessoas de bem de nossa sociedade.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard