19/05/2022 18h43 - Atualizado em 19/05/2022 18h44

Comandante-geral da Polícia Militar palestra para os alunos oficiais do 2º ano

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, ministrou uma palestra para os alunos oficiais do 2º ano, na tarde desta quinta-feira (19), na Academia de Polícia Militar (APMES).

O tema central foi sobre “Os desafios da Polícia Militar frente ao cenário atual e futuro da Segurança Pública”. Ao discorrer sobre o assunto, o comandante falou sobre a importância do planejamento institucional para os futuros gestores, e os impactos das tomadas de decisões (ou falta delas) no futuro da Corporação.

“Viemos aqui falar daquilo que a Instituição espera dos senhores. É preciso conhecer o cenário que os aguarda. Meu objetivo maior é que saiam daqui com uma visão mais próxima da realidade, mapeando os desafios para que se tornem bons gestores”, afirmou.

Nessa linha de raciocínio, o coronel Caus exemplificou algumas dificuldades que a Corporação enfrenta atualmente devido aos impactos da descontinuidade de políticas de segurança pública. Uma delas é o déficit de efetivo provocado pelo vácuo de três anos sem concurso público, que implicou na diminuição de policiais militares nas ruas e repercutiu, consequentemente, na qualidade da prestação de serviço ao capixaba.

“Para vencer esse desafio e tantos outros focamos em um planejamento estratégico de peso, buscamos investimentos e realizamos uma reestruturação da Polícia Militar. Junto ao Governo do Estado conseguimos atualizar os concursos de forma anual para recompor o efetivo, bem como reformar estruturalmente as Unidades, renovar a frota com a aquisição de mais de mil viaturas e adquirir os melhores armamentos e equipamentos para os nossos policiais militares. Isso tudo só foi possível com planejamento e gestão fortes”, ressaltou.

O comandante-geral dissertou ainda sobre temáticas que versam sobre dinâmica da criminalidade, recursos humanos, treinamento, logística, inteligência e integração. Compartilhou inclusive sobre como são construídas as operações da PM, desde a identificação da necessidade para sua criação até a fase de execução, usando como exemplo a recente elaborada “Operação Visibilidade”.

Os alunos oficiais que, na visão do coronel Caus, logo se tornarão comandantes de Companhias da Polícia Militar, ouviram tudo de forma atenta e participaram ativamente da palestra, respondendo aos questionamentos e apresentando sugestões.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR

Tel. (27) 3636-8715