Tradicionalmente a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM) promove a cerimônia de culto à Bandeira Nacional, por ocasião do aniversário de adoção desse símbolo nacional. Nesta sexta-feira (19), a solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus. A tropa formada era composta pelos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e Curso de Formação de Soldados (CFSd).
A Bandeira Nacional Brasileira foi adotada em 19 novembro de 1889 como um dos símbolos nacionais. A partir dessa data, todos os anos é celebrado o Dia da Bandeira. A Bandeira representa a identidade do Brasil perante o mundo e demonstra o compromisso da população brasileira ante a defesa dos ideais e valores da sociedade.
Por ocasião da celebração, as bandeiras consideradas desgastadas e inservíveis são depositadas em uma pira de metal e incineradas em ato solene. Para esse ato, a praça mais antiga é responsável por conduzir as bandeiras. Neste ano o 1º sargento Reinaldo Raul Maciel foi quem geriu a ação. O comandante-geral, coronel Caus, e o subcomandante da APM, major Marcos Almeida de Oliveira, efetuaram, respectivamente, o hasteamento das Bandeiras do Brasil e Espírito Santo. A tropa formada entoou ainda o Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.
“Nós somos uma instituição que serve ao Estado. Cultuar a Bandeira é a Polícia Militar cumprir seu papel constitucional, de servir a sociedade. Dessa forma estamos honrando a nossa sagrada Bandeira”, destacou o comandante-geral.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br