12/05/2021 19h05 - Atualizado em 12/05/2021 21h24

Comandante-geral da PM homenageia policiais militares femininas

No dia 12 de maio, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, juntamente com sua esposa, Renata Caus, renderam homenagens a oito policiais militares femininas de diferentes unidades, representando todo o efetivo feminino da Instituição no mês das mães.

A inserção da mulher na PMES ocorreu em 1983, quando, por meio do Decreto de 6 de maio de 1983, foi instituída a Companhia de Polícia Feminina. Em agosto do mesmo ano foi aberto o 1º Curso de Formação de Sargentos Femininos da PMES e, em junho de 1984, formaram-se 67 policiais femininas.

O subcomandante-geral, coronel Ronaldo Mutz e o chefe do Estado Maior-Geral da PM, coronel Antonio Marcos de Souza Reis também protagonizaram esse ato de respeito e valorização ao trabalho desenvolvido por estas profissionais, muitas com jornada dupla de trabalho, porém fiéis no cumprimento do dever.

Em sua fala, o coronel Douglas Caus chamou atenção para a importância feminina na Instituição e na sociedade atual, como profissionais e mães, levando sua sensibilidade no combate ao crime e na assistência ao cidadão. “Elas já têm o espaço conquistado na Polícia Militar e precisam ser cada vez mais valorizadas”, afirmou.

Entre as presentes, estavam dois pilares históricos da PMES, as capitãs Shirley dos Santos Galom e Delizeth Dantas, que fazem parte das primeiras mulheres que ingressaram nas fileiras da Instituição em 1983, as pioneiras.

As outras Pfems homenageadas foram destaques em suas respectivas Unidades, sendo elas a 2º sargento Otília Conceição Braga dos Santos, da Diretoria de Saúde; a 3º sargento Vanessa Camargo Nunes, do Centro Administrativo do Quartel do Comando Geral; a soldado Marlene Gomes de Oliveira, do Batalhão de Trânsito (Bpran); a cabo Ariell Patrocinio Oliveira, do Batalhão Ambiental e a 1º tenente Luciane Alves da Vitória Libardi, da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc).

As pioneiras, as capitãs Delizeth Dantas (E) e Shirley dos Santos GalomAs pioneiras, as capitãs Delizeth Dantas (E) e Shirley dos Santos Galom

Com duas gerações ali presentes, histórias de muita luta, força e perseverança, as policiais femininas foram merecidamente elogiadas e ganharam brindes do Alto-Comando, representando um agradecimento institucional por fazerem parte da Polícia Militar do Espírito Santo. Como quebra de protocolo, os comandantes ali presentes prestaram a primeira continência a cada uma, simbolizando o cumprimento de toda a Polícia Militar pelos seus serviços prestados.

“Cada uma depositou seu tijolo de maneira a reverberar na história. Temos aqui nossas pioneiras, que entraram em 1983 em um ambiente totalmente masculino e, de certa forma, desfavorável, mas mesmo assim perseveraram e estão aqui para provar o quanto é importante a presença da mulher na PM. Obrigado por tudo”, agradeceu coronel Mutz.

Baseando-se no conceito bíblico de mulher virtuosa, coronel Souza Reis reafirmou o valor da policial feminina para o trabalho policial militar, fazendo referência ao bom desempenho realizado no exercício de qualquer função dentro da Instituição. “Meu agradecimento às mulheres de ontem e as de hoje, que dividiram conosco todas as suas virtudes, dando dinamismo às ações, tornando o serviço melhor. Que possamos continuar a nossa missão, e tendo orgulho da nossa PMES”, finalizou.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA

E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br