Governo do Estado do Espírito Santo
02/08/2019 14h39

Cavalaria realiza formatura dos Centauros do V Curso de Choque Montado

Nesta sexta-feira (02) foi realizada a formatura do V Curso de Choque Montado, na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMont), no município de Serra. A solenidade marcou o término de uma rotina intensa de instruções que exigiram dos alunos disciplina, controle emocional e vigor, além da condição primordial para a formação dos novos Centauros: aprimoramento das técnicas de equitação e conhecimento das formações para emprego dos conjuntos em situações extremas.

Prestigiaram o evento os familiares dos formandos, autoridades civis e militares, dentre elas o secretário Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cesário de Sá e o comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, além de comandantes de Batalhões e Companhias Independentes da PMES.

Para o coordenador do curso, capitão Carlo Marx, o aprendizado recebido eleva a capacidade de atuação dos cavalarianos. “Os formandos do curso estão alinhados com o que há de mais moderno em termos de técnica para atuação em situações que requerem do policial montado controle, técnica e trabalho em equipe. Temos a satisfação de poder oferecer à sociedade profissionais que subiram de patamar, estando aptos para a atuação em Choque Montado, seja qual for a demanda que surgir”, frisou.

O brevê conquistado representa o êxito e a denominação de Centauro, figura mitológica que traduz o controle dos instintos e emoções pela razão. Além de policiais militares do estado, integrantes das polícias do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão superaram desafios diários, em disciplinas voltadas para a atuação em distúrbios civis, como choque montado, ações e operações em controle de distúrbios civis, psicologia das multidões e técnicas não letais, ministradas por um corpo docente de policiais do RPMont e de outras Unidades da PMES, tendo o soldado Elionardo, Centauro 70, alcançado o primeiro lugar no curso.

“Sempre haverá uma cavalaria!” assim iniciou e encerrou seu discurso o comandante do RPMont, tenente-coronel Giuliano Menegatti, destacando as qualidades do policiamento montado, que presta apoio às demais modalidades de policiamento, sendo recurso imprescindível na proteção da sociedade em ações de distúrbios civis.

O coronel Barreto fez alusão à conquista dos formandos, lembrando o lema cavalariano. “Se não tiveres o olhar da águia, a rapidez do raio e a coragem do leão. Para trás, não és digno de pertencer ao furacão da Cavalaria”, afirmando que a honra de ser um Centauro não é tarefa fácil; representa o elo forjado entre o homem e o cavalo, demonstrando respeito em uma simbiose agora indissolúvel.

O secretário de Segurança, Roberto de Sá, discorreu sobre os esforços dos órgãos de segurança, que possibilitaram sucessivas reduções nos crimes contra a vida e patrimônio no Espírito Santo em 2019. Lembrou ainda de sua experiência em equitação na Academia de Polícia, reiterando a importância das ações da cavalaria nas tarefas impostas à Segurança Pública, pois ao chegar ao Estado verificou na prática uma ação de bravos cavalarianos em uma partida de futebol no Estádio Kleber Andrade, prova inequívoca da eficácia do policiamento montado.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard