Governo do Estado do Espírito Santo
11/06/2021 17h30

CAO da Polícia Militar realizará Pesquisa de Vitimização Policial

A Polícia Militar do Espírito Santo realizará uma pesquisa de vitimização policial no seu efetivo. Desenvolvida por alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e professor orientador, ela avaliará a percepção de risco no público alvo e vai comparar os resultados entre os policiais no início de carreira com os demais.

Segundo o diretor de Ensino Instrução e Pesquisa da PMES, coronel Alessandro Marin, “é um trabalho inédito nas corporações policiais, pois contará inicialmente com uma amostra mínima de policiais que atenderá a hipótese de comparação entre os grupos. Além disso, será um legado para o futuro da Polícia Militar que avaliará as condições de percepções do efetivo ao longo do tempo, atentando para necessidades de revisão, se necessário, da grade curricular nos processos de formação e capacitação policial”.

O levantamento proposto faz parte da disciplina Pesquisa Aplicada à Segurança Pública e Mapeamento Criminal com coordenação do Doutor Pablo Jabor, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves e professor da academia de Polícia Militar do Espírito Santo, no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, que prepara Capitães para assumir a função de Oficiais superiores na gestão estratégica da corporação. De acordo com o acadêmico, a estrutura da pesquisa contará com quatro tópicos relevantes:  o perfil do militar, situações de vitimização ao longo da carreira policial militar, hábitos e fatores de insegurança no trabalho e percepção de risco.

O diretor de Comunicação Social da Polícia Militar, coronel José Augusto Píccoli de Almeida declarou que “é um trabalho que envolverá outras diretorias como a de Direitos Humanos e Política Comunitária, Diretoria de Saúde e Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ao longo da preparação da pesquisa outros setores da instituição poderão ser demandados para contribuir com o seu objeto, usando todo potencial de conhecimento dos capitães do CAO sob a coordenação de um grande pesquisador do Instituto Jones”.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard