Governo do Estado do Espírito Santo
10/07/2020 17h55

BPTran realiza instruções do app “Radar” para militares do BPMA e RPMont

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), na manhã desta sexta-feira (10), capacitou militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Essa é mais uma etapa de instrução dos militares estaduais das diversas unidades da PMES para uso do aplicativo “Radar Agente”. A tecnologia é usada nas fiscalizações de trânsito.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo foi adquirido pelo Detran/ES e permite o preenchimento eletrônico das autuações utilizando um smartphone, além da consulta on-line dos dados de condutores e veículos existentes nas bases nacionais de dados. Isso confere mais agilidade e eficiência às operações de fiscalização de trânsito, minimizando falhas no preenchimento do auto de infração de trânsito.

A instrução realizada hoje faz parte do planejamento elaborado em 2019 pela Unidade Especializada que, por meio do convênio da PMES com o Detran/ES, vem adquirindo equipamentos, investindo em tecnologia e capacitando seu efetivo para gerar um serviço com maior qualidade e eficiência para a sociedade capixaba.

De acordo com o comandante da Unidade, tenente-coronel Fonseca, “com maior rapidez e com menos possibilidades de falhas no preenchimento dos autos de infração, beneficiamos todos aqueles que são abordados nas fiscalizações e demais usuários da via, sempre com o objetivo de fiscalizar para prevenir acidentes. Naquelas unidades que passaram a usar o aplicativo os resultados já são visíveis”.

Ainda de acordo com o comandante o Batalhão de Trânsito, a Seção de Multas da Unidade se encontra à disposição de todas as demais unidades para agendamento da capacitação e disseminação de uso do aplicativo.

O treinamento é feito através da plataforma Conecta da PMES, sendo ministrado pelo 2º tenente Jarbas e seus auxiliares 3º sargento Vieira e cabo Filipe Gomes, todos lotados na Seção de Multas da Unidade. A seção de multas do BPTran, além de processar os autos lavrados pela unidade, realiza a interface entre as demais unidades da Grande Vitória e o Detran/ES.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard