Governo do Estado do Espírito Santo
06/01/2020 14h45 - Atualizado em 06/01/2020 14h47

BPTran realiza 560 testes de etilômetro em fiscalização da “Lei Seca”

Militares das equipes de fiscalização do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizaram, na madrugada de domingo (05), mais uma operação com foco na Lei Seca, no município de Vitória. Foram realizados 560 testes utilizando os etilômetros passivos, adquiridos por meio do convênio entre o DETRAN/ES e a PMES. Os equipamentos começaram a ser utilizados pela Unidade na Operação Verão da Polícia Militar.

Além do uso do etilômetro passivo, que permite realizar um número maior de testes durante as abordagens, os militares também passaram a utilizar o talonário eletrônico em substituição aos blocos de multa de papel, o que aumentou a eficiência e rapidez na confecção dos autos de infração.

No total da operação, 180 veículos foram abordados e foram lavrados 68 autos face as infrações constatadas. Dessas infrações, 39 autos se enquadraram na conduta descrita no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro-CTB: “Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277.” O número de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas também foi expressivo para uma única fiscalização de trânsito, um total de 36 CNH’s.

Para a capitão Sônia Ribeiro Pinheiro, oficial que coordenou a operação, o resultado reflete o esforço da Unidade na aquisição dos meios logísticos que fornecem inovação e eficiência para o policiamento ostensivo de trânsito. “A implementação do talonário eletrônico e o uso do etilômetro passivo aliados ao comprometimento e responsabilidade dos policiais militares é o que está somando para produzirmos mais segurança com mais abordagens e testes nas fiscalizações. Todos ombreados na missão de zelar pela vida nas vias públicas”.

O comando do BPTran esclarece ainda que além das inovações já implementadas em breve outros equipamentos vão estar disponíveis para auxiliar os militares no policiamento de trânsito. Trata-se de radares e leitores de OCR. Os equipamentos já foram adquiridos e o efetivo está em treinamento para utilizá-los nas fiscalizações.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard