Governo do Estado do Espírito Santo
15/05/2020 11h17

BPTran promove ações durante campanha do Maio Amarelo 2020

O mês de maio é marcado pela campanha “Maio Amarelo”, um movimento de abrangência mundial que visa conscientizar a população na busca de um trânsito mais seguro e humanizado. Neste ano, os postos do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) ganharam iluminação específica na cor amarela. Além disso, cada base recebeu um painel para transmitir mensagens sobre o tema da campanha, os cuidados que o motorista precisa adotar para evitar acidente e medidas contra a propagação da Covid-19.

O tema da campanha de 2020 é “Perceba o risco. Proteja a vida”. A identificação dos potenciais riscos, bem como a antecipação a esses é crucial para que os acidentes de trânsito sejam evitados e inúmeras vidas sejam preservadas.

Dentro desse cenário, o BPTran como Unidade Especializada da Polícia Militar tem como missão fiscalizar, orientar e coordenar as ações de trânsito em sua circunscrição de atuação. Especialmente neste ano, em virtude da possibilidade de contágio pelo coronavírus, as atividades de fiscalização tiveram os seus protocolos operacionais adaptados à realidade do momento, devido às medidas restritivas de circulação.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, destaca que um trânsito mais humanizado será alcançado na medida em que a sociedade entender que todos têm uma parcela de contribuição e responsabilidade, e neste sentido as ações do Maio Amarelo tem um papel ímpar ao chamar a atenção da coletividade e propor um permanente olhar para ações que salvam vidas no trânsito.

Importante mencionar a participação e a importância de todos os órgãos públicos e da sociedade civil organizada nas ações de trânsito do “Maio Amarelo”. O BPTran conta com parceiros na busca por segurança nas vias públicas.

Maio Amarelo

A primeira edição da campanha ocorreu em 2014, com a publicação de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que definiu o período de 2011 a 2020 como a década voltada às ações para segurança no trânsito. A resolução foi publicada em maio, motivo pelo qual o mês foi escolhido como referência, e a cor amarela adotada simboliza atenção e advertência, muito presente na sinalização semafórica e nas placas de trânsito de diversos países.

Desde a primeira edição do “Maio Amarelo”, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) vem atuando junto à sociedade capixaba, buscando conscientizar a população da importância da segurança viária. Mais do que ações punitivas previstas pelo CTB, as ações de educação e conscientização são de suma importância para que as pessoas sejam integradas ao trânsito com segurança e menos violência.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard