Governo do Estado do Espírito Santo
27/01/2020 10h13

BPTran moderniza o serviço operacional com aquisição de novos equipamentos e tecnologias

Visando a modernização de sua estrutura de trabalho e a otimização de suas atividades operacionais, o Batalhão de Polícia de Trânsito adquiriu novos equipamentos e concluiu a reforma do posto de trânsito de Manguinhos (Serra). Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos do convênio com o Detran-ES, ao passo que a reforma do posto de trânsito foi realizada com recursos do convênio com o DER-ES.

Os equipamentos estão voltados majoritariamente à área operacional de atuação, com aquisições também para o campo administrativo. Tratam-se de equipamentos com elevada tecnologia agregada, empregados no intuito de proporcionar maior celeridade e dinamismo na realização das diversas atividades do batalhão. Na relação das aquisições, estão quatro painéis de mensagens variáveis, três controladores de velocidade equipados com OCR, três radares móveis, 105 etilômetros passivos, seis viaturas tipo base móveis, 30 etilômetros quantitativos Drager, cinco drones, dois conjuntos de sonorização, 12 lombadas portáteis, cinco notebooks e câmeras com respectivo circuito fechado de monitoramento, para maior segurança das instalações físicas da Unidade e Postos de Trânsito. Além desses equipamentos, foi adquirido pelo Detran-ES e disponibilizado à PMES o software de talonário eletrônico para lavratura de AIT, o que implicou em grande avanço tecnológico para o BPTran. O aplicativo também será usado pelas demais Unidades da Corporação.  

Desses equipamentos, merecem destaque o controlador de velocidade equipado com OCR, os etilômetros passivos e o sistema de talonário eletrônico, a fim de serem empregados especificamente em fiscalizações de trânsito. Nessa ótica, o controlador de velocidade com OCR é capaz de sinalizar para o policial a existência de alguma restrição no veículo antes que ele passe pelo ponto de fiscalização. Mediante o posicionamento do leitor em local estratégico, a leitura da placa do veículo é feita de maneira totalmente automatizada, e caso seja identificada restrição, ela é enviada remotamente ao notebook, localizado junto ao militar do ponto de abordagem, e dessa forma é possibilitada a intervenção.

O etilômetro passivo consiste em um aparelho de análise qualitativa, ou seja, indica a presença ou ausência de álcool no organismo, não mensurando o nível de álcool etílico, caso este esteja presente. O diferencial deste equipamento consiste na rapidez em que se processam as análises, já que entre a realização do teste e a emissão do resultado são gastos aproximadamente 10s. Destaca-se o fato de não ser necessário o uso de canudos, uma vez que o aparelho capta o ar expelido pelo condutor a uma distância de menos de 10cm, sem que o condutor toque o aparelho com a boca.

A adoção do talonário eletrônico, por meio do aplicativo RADAR, representa um marco de inovação tecnológica e projeta o batalhão na era digital. O sistema extingue o conhecido “bloco de multas”, pois o militar confecciona os AIT’s diretamente nos smartphones fornecidos pelo batalhão. As notificações confeccionadas são enviadas instantaneamente à Subseção de Multas da Unidade, de maneira remota, o que desburocratiza e elimina o trâmite de papel por vários setores. Os policiais militares receberam treinamento e capacitação para o uso da ferramenta, de maneira que o aplicativo se encontra em pleno uso nas operações de fiscalização de trânsito.  

A enorme gama de equipamentos adquiridos e a inovação tecnológica permitem ao Batalhão de Polícia de Trânsito uma ação mais eficaz no cenário da segurança pública, com enfoque no policiamento ostensivo de trânsito e melhor prestação de serviço ao cidadão. Cabe destacar que as aquisições não se destinam exclusivamente ao BPTran, mas também às demais Unidades da PMES detentoras de seções de trânsito.

Em relação às instalações dos postos de trânsito, os usuários que se deslocarem ao posto de Manguinhos (Serra), agora terão mais conforto e segurança. Neste cenário, acrescente-se que a reforma do Posto de Jardim Camburi também deve ser concluída nos próximos dias e que em 2020 terá início a reforma da sede do BPTran. As melhorias físicas trazem mais dignidade e salubridade aos policiais militares que ali desenvolvem suas atividades laborais, o que é fundamental para um atendimento de excelência.

O major Paolo Quintino de Lima, chefe da Seção de Logística do BPTran, destaca que “diversos aspectos relacionados à fiscalização do trânsito estão sendo aprimorados com a implementação de novas tecnologias pelo BPTran. Tais tecnologias e as novas estruturas físicas estão sendo colocadas em prática e se mostram indispensáveis para a fiscalização do trânsito. O emprego dessas ferramentas auxilia o trabalho dos policiais do BPTran e das unidades da PMES, comprovando que a tecnologia ajuda a desenvolver potenciais estratégias de segurança.”

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, salientou que “o BPTran busca incansavelmente ações e medidas operacionais a fim de prover um trânsito seguro nas vias estaduais, visando a constante redução do número de acidentes. As aquisições descritas voltam-se à essa finalidade e não seriam possíveis sem o empenho dos diversos setores da PMES e as parcerias estabelecidas com o Detran e com o DER. Dessa forma, externamos os sinceros agradecimentos aos envolvidos nessas conquistas.”

 

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard