12/01/2021 16h19 - Atualizado em 12/01/2021 16h20

BPTran fiscaliza motocicletas com equipamentos inoperantes durante Operação Cavalo de Aço

Pela manhã desta terça-feira (12), o Batalhão de Trânsito realizou mais uma operação Cavalo de Aço, com abordagens direcionadas a motocicletas, motonetas e ciclomotores e seus usuários, inspecionando principalmente os escapamentos dos veículos. A fiscalização ocorreu na Terceira Ponte, local onde funciona o Posto 3 da unidade especializada, no horário de 09h00min às 12h00min.

Durante as abordagens, cerca de 145 condutores e passageiros foram fiscalizados, sendo verificadas e flagradas infrações diversas que geraram os registros de 29 Autos de Infração de Trânsito. Foram autuados: oito veículos por não estarem devidamente licenciados para transitar em via pública; quatro por serem inabilitados; quatro por estarem pilotando com CNH cassada/suspensa. Além disso, três veículos foram removidos e quatro CNHs foram recolhidas.

As abordagens tiveram foco em fiscalizar equipamentos obrigatórios das motocicletas, especialmente o aparelho supressor de ruídos, integrante do sistema de escapamento desses veículos. Foram flagrados veículos com o sistema de supressão de ruídos alterado e/ou irregular (quatro infrações referentes a escapamento, sendo dois por equipamento ineficiente, um equipamento inexistente e uma descarga livre), em consequência disso, foram feitas autuações de acordo com o preconizado no Código de Trânsito Brasileiro.

O capitão Sandro de Almeida, comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito Rodoviário, explicou que: “o BPTran está atento ao público usuário desses tipos de veículos, proporcionando a eles, com esta operação direcionada, mais segurança ao transitar nas vias, além de estarmos fiscalizando e orientando quaisquer condutores que não estiverem trafegando de acordo com os ditames legais e/ou emitindo ruído além daquele característico como original. A população em geral também pode se sentir mais segura ao perceber nossos esforços no controle do cometimento de irregularidades pelos motociclistas que trafegam nessa região”.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA