Governo do Estado do Espírito Santo
31/03/2022 10h52 - Atualizado em 31/03/2022 15h16

BPTran assina termo de compromisso para o Pnatrans

Na tarde desta terça-feira (29), foi apresentado pelo secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans. O evento aconteceu na sede do Detran/ES e contou com a participação de diversos atores responsáveis pela segurança viária, dentre eles o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

O Pnatrans é um programa que foi criado em 2018 propondo desafios para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A meta do programa é reduzir em pelo menos, 50% o índice nacional de mortos e feridos em sinistros de trânsito, umas das três principais causas de mortes no Brasil.

Baseado em seis pilares, o Pnatrans aborda a gestão da segurança viária, as vias seguras, a segurança veicular, a educação no trânsito, o atendimento às vítimas e a normatização e fiscalização do trânsito.

Com planejamento estruturado para os próximos 10 anos, o programa é reavaliado a cada biênio, quando as ações são analisadas, corrigidas e renovadas, sempre que necessário, envolvendo os atores que fazem parte do SNT.

O evento de terça-feira chamou à participação dessas ações, entre outras agências, o BPTran. Para tanto, foi assinado o Termo de Compromisso que elenca as ações participativas de cada integrante.

Representando a Polícia Militar no evento estava o comandante do Comando de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Laurismar Tomazeli, que assinou Termo, assim como o tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito.

De acordo com o tenente-coronel Fonseca, a participação do BPTran é, além de uma responsabilidade inerente à atividade fim da Unidade, uma honra, já que coloca o Batalhão de Trânsito no mesmo rol de importantes  órgãos que participarão das ações planejadas pelo Penatrans em prol da segurança viária.

“Muito nos preocupam os números da violência viária. Muito nos preocupam as mortes e as lesões decorrentes dos sinistros de trânsito. Contem com o Batalhão de Trânsito para diminuirmos esses números e, juntos, salvarmos vidas”, disse o tenente-coronel Fonseca.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard