24/07/2019 16h22 - Atualizado em 24/07/2019 16h24

BPMA resgata animal em zona rural de Sooretama

Policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) realizaram uma ação conjunta para resgatar uma Anta “Tapirus Terrestres”, que havia caído em um fosso, nesta segunda-feira (23), em Sooretama.

A solicitação foi recebida através de um funcionário da Reserva Biológica de Sooretama, informando que a anta havia caído em uma caixa seca na faixa marginal da estrada vicinal na fazenda Catelã. O local que o animal ficou preso é utilizado para escoamento de águas pluviais.

A equipe de policias foi ao local, e para resgatar o animal, contou com o apoio das biólogas Andressa Gatti e Joana Zorzal Nodari, representantes do Programa de Monitoramento e Conservação das Antas na Mata Atlântica capixaba (PróTapir), além de outros profissionais.

Após analisar a situação do animal, foi elaborado um plano de ação que consistiu em realizar a escavação da caixa seca para que o animal pudesse sair de forma natural, em virtude do alto grau de estresse sofrido.

Com o maquinário hidráulico, cedido pela Prefeitura Municipal de Sooretama, foi realizada a escavação da caixa seca, sendo criado um declive de acesso para o animal que o animal pudesse sair em direção a um córrego localizado nas proximidades, tomando destino ao seu habitat de origem.

O comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, orienta a comunidade para que, ao se deparar com situações envolvendo animais silvestres, deve-se evitar fazer o manejo do animal, visto que é necessário treinamento e cuidados específicos. O oficial informa que a população deve ligar para o telefone da 3ª Companhia (3767-7611), informando a situação que uma equipe será encaminhada ao local e adotará as medidas necessárias para o resgate e soltura adequados.

TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) 3636-8717 / 3636-8718