14/05/2022 15h11

BPMA realiza Operação Curupira em Domingos Martins juntamente com outros órgãos ambientais

Nesta sexta-feira (13), em execução da Operação “Curupira” na região serrana capixaba, foi deflagrada a ação conjunta pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria Municipal de Planejamento de Domingos Martins.

Estiveram presentes o Subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Major Wanderson Machado Luchi, o Comandante da 1ª Companhia do BPMA, Capitão Francisco Alves da Vitória, o Comandante do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA), 2° Tenente Luciano Baleeiro Pereira e o Comandante do Destacamento do BPMA de Domingos Martins, Sub Tenente Ricardo Antônio de Freitas. No total, 23 policiais participaram da operação.

A Operação Curupira realizada nas montanhas capixabas tem o propósito de inibir o desmatamento ilegal, o loteamento irregular de solo e agressões ao meio ambiente que vem acontecendo desenfreadamente na região de Domingos Martins.

Por meio de denúncias de loteamento irregular, a operação de hoje resultou em 02 barragens e 44 platôs embargados, sendo que 35 estavam sem construção e 09 com construção em andamento por falta de autorização ou em desacordo com as licenças ambientais dos órgãos responsáveis, além da confecção de Termo Circunstanciado devido de 18 platôs também em desacordo com a legislação. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento.

O Subcomandante do BPMA, major Luchi, ressalta a importância da operação realizada: “o objetivo principal da Operação Curupira é a proteção da Mata Atlântica na região de montanhas capixabas. Como consequência do desenvolvimento urbano e turístico na região, a especulação imobiliária tem exercido uma forte pressão que vai de encontro à preservação do meio ambiente. Então, a operação visa coibir desmatamento, parcelamentos irregulares de solo para salvaguardar a Mata Atlântica. O Curupira é um personagem folclórico brasileiro, que era o protetor das matas, e então, nós hoje somos os protetores das matas.” Frisou.

O BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br).

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR

E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br