12/11/2019 11h20

BPMA realiza a formatura de 856 participantes do Proefas em Cachoeiro de Itapemirim

Nesta segunda-feira (11), a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, realizou no auditório da Escola Municipal de Ensino Básico “Zilma Coelho Pinto” o primeiro dia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas). Ao todo serão formados 856 alunos.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades locais, além da comunidade escolar e familiares dos formandos. Nesta edição do programa a formatura em Cachoeiro está sendo realizada em três dias consecutivos.

Neste ano o Programa foi desenvolvido junto aos 856 alunos dos sextos anos matriculados nas dez escolas públicas municipais. Foram abordados quatro temas ambientais centrais: Água, Resíduos Sólidos, Fauna e Flora.

Cada temática foi desenvolvida pelos policiais ambientais em sala de aula e também através de uma aula vivencial em campo, por meio de visitação à Floresta Nacional de Pacotuba (Flona), situada na zona rural do município.

De acordo com a sargento Ingrid, responsável pela equipe de educação ambiental “A formatura do Proefas caracteriza um ato solene e simbólico do compromisso e responsabilidade que os formandos assumem ao serem declarados e certificados como agentes ambientais sustentáveis, tornando-se potenciais colaboradores que atuam em defesa da preservação do meio ambiente”.

Para o comandante do BPMA, tenente-coronel Cosme, “o Proefas é uma importante ferramenta de interação da Polícia Militar do Espírito Santo com a sociedade que, além de estreitar laços e divulgar o trabalho de prevenção, busca somar esforços para fomentar a consciência ambiental, bem como a adoção de práticas ambientais sustentáveis.

Como forma de incentivar os alunos que se empenharam no Programa, os participantes produziram uma redação, cujo tema foi: “O que eu aprendi com o Proefas?”. Os estudantes que se destacaram foram premiados, enquanto os demais participaram com muita empolgação dos sorteios de brindes diversos.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA