04/07/2019 10h42 - Atualizado em 04/07/2019 10h45

BPMA promove educação ambiental em Conceição da Barra

Nesta quarta-feira (03), a equipe de Educação Ambiental da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), montou uma exposição de animais empalhados e realizou palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge Duffles Andrade Donati, distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra.

O evento foi realizado nos períodos matutino e vespertino, proporcionando aos alunos a observação de animais silvestres e suas características físicas, num estande montado no pátio da escola. Durante a palestra, os militares falaram sobre a importância dos animais silvestres na vida do ser humano, assim como as características biológicas e funcionais de cada um na natureza. Também foi explicado sobre a problemática do lixo e a economia de água e energia.

Durante a ação, foram atendidos 493 alunos, com idades entre 06 à 14 anos. A pedagoga da escola, Luzinete Jovelino Correia, agradeceu a presença da Polícia Militar Ambiental e complementou, ainda, dizendo: “Esse trabalho não deve ser realizado somente nas escolas, devido sua importância, ele deve ser exposto para toda a sociedade e para as comunidades rurais”.

Segundo o comandante da 3ª Companhia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, a prática da educação ambiental nas escolas promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos para o ambiente, ajudando assim na formação de cidadãos mais conscientes e engajados na prática de ações sustentáveis.

O capitão Fabrício ressalta que o projeto de Educação Ambiental da subunidade atendeu a 20.000 alunos, somente no 2º semestre de 2018, e que, para o ano de 2019, a expectativa é que este número seja superado, uma vez que policiais ambientais da Companhia foram capacitados em cursos de especialização em Educação Ambiental realizados na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e, também, no Campus Norte da Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES), o que possibilitará a expansão do projeto para outros municípios do norte e noroeste do Estado.

No norte do Espírito Santo, a companhia está aberta a solicitações por parte de ONGs, projetos sociais e instituições de ensino durante todo o ano para realizar palestras e exposições de educação ambiental, que devem ser agendadas através do e-mail: policia.ambiental.sm@gmail.com ou pelo telefone: (27) 3767-7611. Denúncias de crimes ambientais devem ser feitas através do Disque Denuncia, no telefone: 181, ou por meio do site www.disquedenuncia181.es.gov.br.

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA