28/05/2019 15h31

BPMA participa de conferência ambiental em Conceição da Barra

Nesta segunda-feira (27), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participaram da II Conferência Pedagógica de Educação Ambiental, realizada em Conceição da Barra.

O evento apresentou palestras com temáticas relativas à educação ambiental. A primeira foi realizada pela mestranda em Gestão de Políticas Públicas da UFES/CEUNES, Paola Brandão, que abordou a educação ambiental pelo prisma da execução de políticas públicas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Na sequência da conferência a Prefeitura de Conceição da Barra apresentou o programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo município em parceria com vários órgãos. Outro importante debate foi a construção do Projeto de Lei da Politica Municipal de Educação Ambiental, que trará uma nova visão e metodologia de trabalho para esta política pública.

Finalizando o evento, foi proferida uma palestra pelo ecólogo e educador ambiental titular do Laboratório de Educação Ambiental da UFES/CEUNES, professor doutor Marcos Teixeira, que abordou a temática da educação ambiental, suas dificuldades e potencialidades, além de ter sido tratado sobre o curso “Educação Ambiental: Práticas e Fundamentos”, desenvolvido em 2018, com a representação do soldado Walace de Oliveira Cinelli.

O soldado Cinelli destacou a importância do evento: “Eventos como esses permitem uma construção social, em que sociedade e poder público podem trazer ideias e buscar o aperfeiçoamento, inclusive levando ao legislativo um projeto de lei de suma importância para o desenvolvimento da Educação Ambiental em nível municipal, sendo uma referencia”.

Participaram do evento autoridades acadêmicas, como o diretor do Polo CEUNES/UFES, professor Luiz Antônio Favero Filho e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Conceição da Barra, André Tebaldi. O evento teve 40 participantes, entre policiais militares ambientais, diretores, professores da rede municipal de ensino e da comunidade participativa.

Para o comandante da 3ª Companhia Ambiental, capitão Fabricio Pereira Rocha, a conferência foi um sucesso: “Com este evento é comemorada mais uma parceria de sucesso firmada entre a Polícia Militar (BPMA), o município de Conceição da Barra e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CEUNES) na construção de politicas publicas eficazes para a promoção de um meio ambiente equilibrado, o que certamente promoverá o engajamento das comunidades tradicionais e da sociedade civil organizada na preservação das espécies da fauna e da flora silvestres da região, garantindo a existência deste importante ativo para as futuras gerações”, destacou o oficial.

Diretoria de Comunicação Social PMES:
TENENTE-CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA