Atendendo à denúncia anônima nesta segunda-feira (14), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram a presença de dois pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular e atividade de carvoaria sem autorização no município de Conceição da Barra, Região Norte do Estado do Espírito Santo.
Durante policiamento foram apreendidos um coleiro, um canário da terra e quatro gaiolas vazias com indícios de utilização para captura de aves. Os responsáveis não tinham autorização do órgão ambiental competente. Os pássaros e as gaiolas foram encaminhados ao DPJ do município para devidas providências e as aves serão entregues à Floresta Nacional do Rio Preto, devolvidas a natureza.
Em continuidade às fiscalizações no município de Conceição da Barra, a Polícia Ambiental flagrou o funcionamento de um forno para fabricação de carvão vegetal sem o devido licenciamento no bairro Santana. Por meio de denúncia anônima, moradores reclamaram da emissão descontrolada de fumaça causando incômodo e danos à saúde.
A atividade de carvoaria foi paralisada por não haver documentação de origem florestal para fabricação do carvão. Aproximadamente 1,5 metros cúbicos de material lenhoso foi apreendido. O infrator foi conduzido à delegacia Civil do município.
Os responsáveis pela reclusão dos pássaros, bem como pela atividade de carvoaria, responderão penalmente segundo a Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). O BPMA realiza ações por meio de palestras e policiamentos preventivos no intuito de impedir o cativeiro de animais silvestres e atividades em ambientes irregulares. A atuação visa sensibilizar a população do Estado do Espírito Santo a importância das denúncias feitas pelo telefone 181, no combate aos crimes ambientais, mantendo o seu completo sigilo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL ALESSANDRO OLIVEIRA LUBE
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857