Governo do Estado do Espírito Santo
11/03/2019 10h01

BPMA flagra pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Governador Lindemberg

Neste domingo (10), durante o atendimento de uma denúncia anônima no Córrego Moacir, em Governador Lindemberg, policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram a manutenção em cativeiro de seis pássaros da fauna silvestre.

Foram apreendidos três coleiros, um melro, dois canários da terra, além de um alçapão e uma armadilha. Os pássaros estavam confinados em cinco gaiolas de madeira e uma gaiola de arame, sem autorização do órgão ambiental competente.

Os responsáveis assinaram um termo de compromisso e de conhecimento, se comprometendo a comparecerem em juízo quando vierem a ser convocados. Os animais, gaiolas, alçapão e armadilha apreendidos foram depositados na sede da 2ª Cia do BPMA, onde serão encaminhados ao projeto Cereias, em Aracruz.

O BPMA ressalta que a manutenção irregular em cativeiro de animais silvestres nativos, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares, é conduta tipificada como crime ambiental do art. 29, § 1º, inciso III, da Lei 9.605/98.

Além do atendimento de denúncias, o BPMA realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção e a comercialização de animais silvestres e conta com o apoio da população na realização de denúncias.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard