Na manhã desta terça-feira (03), uma equipe da 4ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) atendeu ao chamado de denúncia anônima e flagrou uma obra de terraplanagem sem autorização do órgão ambiental competente em uma propriedade no Córrego Boa Vista, Barra Grande no município de Ibatiba/ES.
Foi constatada uma área de aproximadamente 0,065 hectares considerada de preservação permanente (APP) às margens do curso d’água. Verificou-se também a construção de uma estrada para acesso ao sítio, sendo feito o manilhamento de um pequeno curso d’água com abertura de praça para construção de uma casa e a retirada de vegetação nativa, em estágio inicial de regeneração, danificando uma área de aproximadamente 0,5 hectare.
O proprietário da área informou ser o responsável pela obra e não tinha autorização para realização do serviço. Tanto o desmate quanto a referida área se trata de um local cultivado anteriormente, porém com o desuso por alguns anos cresceram alguns arbustos.
A degradação é considerada crime ambiental de acordo com o Artigo 60 e 48 da Lei Federal 9605/98. Diante dos fatos a obra foi paralisada e lavrado termo circunstanciado onde o proprietário da área se comprometeu comparecer em juiz quando solicitado e lavrado boletim de ocorrência para que sejam tomadas as devidas providências.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br