Na tarde da ultima terça (17), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) identificou um desmate de 13.000 m² de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica na localidade de Rio Bonito, zona rural do município de Santa Maria de Jetibá, região Serrana do Estado do Espírito Santo.
A equipe de policiais militares do BPMA conseguiu evitar um dano ainda maior, ao flagrar o desmate ainda em andamento, que era realizado com a utilização de uma escavadeira hidráulica. Desmate na localidade de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá (Foto: divulgação PMES)
A supressão de vegetação estava sendo executada sem a autorização de exploração florestal emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), documento obrigatório para autorização da atividade de corte de vegetação nativa, exigido em todo território capixaba.
No local, as atividades foram imediatamente paralisadas, havendo a apreensão da máquina utilizada para a infração, bem como da madeira resultante do desmatamento.
O proprietário da área e o operador da escavadeira foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil no município de Santa Maria de Jetibá/ES, para realização dos expedientes necessários e demais procedimentos cabíveis.
A população pode auxiliar o BPMA a impedir danos ambientais de maiores proporções, realizando denúncia por meio dos telefones 190 e 181.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br