Governo do Estado do Espírito Santo
13/03/2019 15h52

BPMA flagra desmate de vegetação nativa em Santa Maria de Jetibá

Nesta terça-feira (12) uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagrou um desmate de vegetação nativa de Mata Atlântica na localidade de Caramuru, zona rural do município de Santa Maria de Jetibá.

Em um primeiro atendimento no local, ocorrido em fevereiro, a equipe do BPMA constatou supressão de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração. O responsável apresentou uma autorização do órgão competente para eliminação de lavoura velha. No segundo momento, os militares retornaram ao local com funcionários do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal do Espírito Santo (IDAF), onde foi constatada uma supressão de 919 m² de vegetação nativa e corte de quatro árvores nativas.

A proprietária da área e responsável pelo serviço realizado não apresentou a autorização de exploração florestal emitida pelo IDAF, documento obrigatório para realização da atividade de corte de vegetação nativa, exigido em todo território capixaba. Foi confeccionado um Instrumento único de Fiscalização, juntamente com o Laudo de Fiscalização, Termo de Apreensão, Embargo e Interdição do IDAF e Boletim de Ocorrência Ambiental pelos militares que será encaminhado para a delegacia de Polícia Civil local para devidas providências.  

A supressão de vegetação nativa é considerada crime ambiental prevista em legislação específica, infringindo o artigo 48 da Lei Federal 9.605/98 – A Lei de crimes ambientais.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard