Nesta terça-feira (17), a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma operação para combater e coibir a pesca irregular no Rio Cricaré, nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra.
Durante a fiscalização, foram flagradas diversas redes de pesca armadas no leito do rio, o que está proibido por lei, haja vista o período proibitivo em vigor, a piracema, sendo as redes recolhidas e apreendidas.
Em continuidade à operação, os militares observaram uma embarcação lançando as redes no rio, caracterizando o crime de pesca irregular. Após a abordagem à embarcação, foram encontrados com os tripulantes diversas redes de pesca. A embarcação e as redes foram apreendidas e dois cidadãos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Mateus. Ao todo foram apreendidas uma embarcação de madeira, três remos, além de 600 metros lineares de redes de pesca.
O BPMA ressalta que pescar durante a piracema, ou nos períodos de defeso das espécies, configura crime ambiental, tipificado no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), ratificado pela Instrução Normativa nº 195 do IBAMA, que define o período da Piracema.
Os períodos proibitivos coincidem com a maioria dos períodos de reprodução de várias espécies da fauna ictiológica do Espírito Santo, sendo de extrema importância respeitar tais períodos para garantir a continuidade das espécies dos rios capixabas, o equilíbrio ambiental da região, bem como das diversas comunidades que dependem da pesca para seu sustento.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br