Governo do Estado do Espírito Santo
16/01/2019 10h56

BPMA encontra pássaros silvestres mantidos em cativeiro no Noroeste do ES

Nesta terça-feira (15), policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), atenderam uma denúncia anônima e constataram a manutenção irregular em cativeiro de animais da fauna silvestre, nos municípios de Alto Rio Novo e Mantenópolis.

Nas ações policias foram apreendidos oito pássaros da espécie coleiro, três trinca-ferros, um bigodinho, um catatau e um tiê-tinga. Os animais estavam expostos na varanda de residências e um em via pública, em 13 gaiolas de madeira e uma de arame. Também foram apreendidos dois alçapões de madeira.

Os responsáveis pelos animais assinaram um termo de compromisso, se comprometendo a comparecer em juízo quando convocados. Os pássaros e as gaiolas apreendidas foram depositados na sede da 2ª Companhia, de onde serão encaminhados ao projeto Cereias, em Aracruz.

O BPMA ressalta que a manutenção irregular em cativeiro de animais silvestres nativos, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares, é conduta tipificada como crime ambiental do art. 29, § 1º, inciso III, da Lei 9.605/98.

Além do atendimento de denúncias, o BPMA realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção e a comercialização de animais silvestres e conta com o apoio da população para denunciar crimes.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 

CORONEL ALESSANDRO OLIVEIRA LUBE
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard