Governo do Estado do Espírito Santo
08/05/2025 20h28

BPMA deflagra Operação Ampulheta para combater extração ilegal de areia na Grande Vitória

Na manhã desta quinta-feira (08), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do GAECO, do Serviço de Inteligência, da 13ª Cia Independente e do 10º BPM, com o apoio do Promotor de Justiça de Guarapari, participaram de uma operação conduzida pelo Ministério Público do Espírito Santo.

A ação, denominada Operação Ampulheta, foi deflagrada em 12 pontos da Grande Vitória, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão voltados ao desmantelamento de atividades criminosas relacionadas à extração, depósito e comercialização irregular de areia proveniente do Parque Estadual Paulo César Vinha — unidade de conservação de proteção integral — e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba.

A atuação integrada das equipes resultou na apreensão de seis caminhões, um trator, 302 m³ de areia, uma espingarda de dois canos calibre .32 com nove cartuchos, além da condução de cinco indivíduos à Delegacia Regional de Guarapari.

Também foram realizados o embargo e a interdição de um estabelecimento de material de construção, a lavratura de quatro multas e duas intimações pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarapari, além da elaboração de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 60 da Lei 9.605/98, por falta de Licença de Operação (LO) do estabelecimento fiscalizado.

O Ministério Público, em conjunto com as forças policiais, ressaltou a importância da operação no combate à exploração ilegal de recursos naturais e à degradação ambiental. A iniciativa visa não apenas reprimir infrações já identificadas, mas também prevenir futuras ações ilegais e proteger áreas fundamentais para a preservação da biodiversidade local.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel Lucio Bolzan
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard