Governo do Estado do Espírito Santo
14/10/2020 15h58

BPMA constata crimes ambientais pelo estado nesta terça-feira (13)

Na última terça-feira (13)  o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), por meio da Equipe COTAMA (Comando de Operações Táticas na Mata Atlântica) participou de uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz para averiguar denúncia de extração irregular de areia na localidade de Brejo Grande, Vila do Riacho, em Aracruz.

Após a fiscalização foi verificado que a extração irregular de areia causou degradação ambiental  numa área de cerca de 7.300 m². Foram apreendidos dois caminhões e uma pá carregadeira utilizados para a extração irregular da areia. Os equipamentos foram apreendidos e levados para o pátio da Prefeitura de Aracruz. Os indivíduos flagrados na operação vão responder ao crime ambiental de extração irregular de areia cuja pena pode chegar a um ano e multa.

Ainda nesta data militares da 2º CIA do BPMA apreenderam 17 redes de emalhar, totalizando aproximadamente 1.810 metros lineares na Lagoa do Texte, na zona rural do município de Linhares/ES. A apreensão resultou de um patrulhamento preventivo realizado na região e além dos objetos apreendidos foram encontrados emalhados nas redes aproximadamente 95kg de peixes, entre tilápias e piranhas, que foram reintegrados ao seu habitat natural, por apresentarem condições adequadas à soltura.

Foram realizadas buscas nas imediações, porém o possível proprietário do material não foi localizado. As redes estavam armadas ultrapassando 1/3 da largura do ambiente aquático da lagoa, modalidade de pesca proibida, conforme a instrução normativa do Ibama nº 043 de 23 de julho de 2004 Art 1º, II, e o Art.34, II da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.

Os responsáveis pelas redes não foram encontrados. Os materiais apreendidos foram recolhidos e apresentados na 16ª delegacia regional de Linhares para as medidas cabíveis. 

 

Informações à Imprensa:

Subseção de Jornalismo PMES:
Tels. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard