21/09/2018 13h53

BPMA comemora o Dia Estadual do Policial Ambiental e o Dia da Árvore

Nesta sexta-feira (21), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) comemora duas datas importantes: o Dia Estadual do Policial Ambiental, instituído pela Lei Estadual nº 10.231/2014, e o Dia da Árvore, instituído pelo Decreto-Lei nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Para comemorar os referidos dias foram realizadas algumas ações.

Na Academia de Policia Militar (APM/ES), no município de Cariacica, alunos da Escola UMEF José Zacchi, convidados pelo comando do BPMA e da APM, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas na área da academia, junto às equipes de policiais militares da APM e do BPMA, e receberam orientações quanto à importância desse gesto, bem como dos cuidados que devemos ter em relação à natureza. Participaram da ação o comandante da APM, tenente-coronel Leonardo Vieira Celante e o subcomandante do BPMA, major Wanderson Machado Luchi, além da diretora, do pedagogo e 30 alunos da referida escola.

Já no município de Serra, em Novo Porto Canoa, as equipes de policiais militares da Unidade Especializada em Policiamento Ambiental realizaram o plantio de mudas de árvores de Ipês, junto a Prefeitura de Serra por intermédio das equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), simbolizando o Dia da Árvore.

Segundo o subcomandante do BPMA, o trabalho do policial militar ambiental, é semelhante ao de todo policial militar, que é servir a sociedade, porém no viés ambiental, fiscalizando o uso dos recursos naturais como a fauna, a flora, os recursos hídricos e promovendo um processo de Educação Ambiental junto à sociedade, objetivando a mudança de comportamentos em relação as práticas ambientais.

“O trabalho do policial militar ambiental é bastante técnico, pois exige um vasto conhecimento da legislação ambiental e na prática requer preparo físico para enfrentar as dificuldades que a própria fiscalização demanda. Por isso, neste dia tão especial, parabenizamos todos os policiais militares ambientais pelo empenho e dedicação nesta nobre missão de preservar a vida”, felicitou o oficial.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA