Governo do Estado do Espírito Santo
17/05/2021 15h49 - Atualizado em 17/05/2021 15h50

BPMA apreende pássaros em cativeiro e flagra desmatamento durante fiscalizações

No último final de semana, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), durante patrulhamento constataram um desmate vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica e realizaram uma fiscalização e apreenderam 19 pássaros da fauna silvestre em cativeiro.

Na localidade de Barra Encoberta, zona rural do município de Itarana, foi constatado um desmate de 0,4655 hectares de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica em estágio médio de regeneração, em uma propriedade local.   O proprietário alegou ter contratado o serviço particular de uma máquina hidráulica para realizar o desmate que, além de não ter a autorização dos órgãos competentes, foi realizado parcialmente em Área de Preservação Permanente (APP), próximo a um curso hídrico. Foi confeccionado um boletim de ocorrência ambiental e um relatório fotográfico, sendo esta documentação encaminhada ao Ministério Público para as providências cabíveis. Todo o material lenhoso retirado permaneceu no local sob a responsabilidade do infrator.

Em outra ocorrência, em Cariacica, uma equipe do BPMA realizou uma fiscalização no bairro Castelo Branco, apreendendo um total de 19 pássaros da fauna silvestre em cativeiro, sem a autorização dos órgãos competentes.
Foram nove Coleiros, um Canário-da-terra, três Tizius, um Corrupião, duas Tiribas-de-testa-vermelha, um Bigodinho, um Tiê-preto e um Cardeal, além de 17 gaiolas e 05 alçapões. Foi lavrado um Termo Circunstanciado em desfavor do infrator e apreendido todo o material, sendo em seguida encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), na Serra.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard