O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou entre os dias 27 de fevereiro a 05 de março a operação "3º período de andada do caranguejo-uçá". Por causa da grande movimentação de caranguejo em todo o estado, muitos catadores de caranguejo aproveitam esse período para realizar suas atividades de forma ilegal.
Dentro deste contexto, a Polícia Militar Ambiental realizou a operação visando coibir a pesca predatória e o exercício da atividade pesqueira irregular, bem como abordar os locais de comércio, fiscalizando, informando e orientando as pessoas físicas e jurídicas acerca das legislações e documentações exigidas no processo da cadeia produtiva, ou seja, a captura, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização.
Durante a operação foram fiscalizados diversos pontos de comércio, que resultou na apreensão de aproximadamente 1.980 unidades de caranguejo-uçá, totalizando 165 dúzias, além de 40 unidades de guaiamuns, espécie que se encontra ameaçada de extinção, e 150m lineares de rede de emalhar. Cinco pessoas foram conduzidas à autoridade policial de plantão por prática de pesca predatória.
O subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, major Luchi, ressalta a importância do respeito ao período de andada do caranguejo-uçá para que haja a renovação dos estoques, tanto em quantidade quanto em qualidade, e a preservação do ecossistema manguezal.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br