Governo do Estado do Espírito Santo
06/09/2018 11h05 - Atualizado em 06/09/2018 11h46

Batalhão de Vitória apresenta pelotão de patrulhamento em áreas elevadas

Na manhã desta quarta-feira (05), o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, participou de um café da manhã com os militares do Curso de Nivelamento para Integrantes da Força Tática do 1º Batalhão. A equipe vai reforçar o patrulhamento das áreas elevadas da capital.

O encontro, que contou com a participação do secretário de Segurança, coronel Nylton Rodrigues, aconteceu na base fixa localizada no alto do Morro São Benedito, no complexo da Penha.

Cerca de trinta policiais militares que participam do curso vão terminar o período de estágio na madrugada deste sábado (08) e, a partir da próxima semana, já integrarão o efetivo para reforçar o policiamento nos bairros da Penha, São Benedito e Gurigica.

O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, explicou que o pelotão de patrulhamento de áreas elevadas vai acompanhar a rotina do policiamento já existente, com incursões a pé. “Essa é uma fração de tropa que vai funcionar na rotina. Ela não é uma tropa que vai ficar aguardando acionamento, por exemplo. É uma tropa que vai a pé rodar os morros, as áreas elevadas”, detalhou.

O oficial salientou que se pretende diariamente estabelecer uma confiança com as comunidades dos morros, levando sensação de segurança para essas regiões.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, detalhou que patrulhar os morros de Vitória é uma atividade complexa, que exige muito do policial militar, mentalmente e fisicamente. “São inúmeros becos, vielas, escadarias. Locais onde não sabemos o que vai surgir, a exemplo do criminoso que atirou contra um policial na tarde de ontem”, frisou.

Ao se dirigir aos policiais do pelotão de patrulhamento de áreas elevadas, o coronel Ramalho elogiou a proatividade dos policiais. “Parabenizo os senhores pela iniciativa, pela disposição e pelo compromisso com a sociedade. Mais uma vez a Polícia Militar se coloca à disposição das comunidades. Todos os dias a PM se faz presente nas comunidades de vulnerabilidade social ou não. É mais uma resposta que nós estamos dando; é mais um compromisso que estamos fazendo com as pessoas de bem”, ressaltou o comandante-geral, enaltecendo ainda o trabalho desempenhado pelos militares do DPM de São Benedito, e pelas equipes de Força Tática e da Companhia Independente de Missões Especiais.

O secretário de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues, agradeceu o voluntariado dos militares que integram a fração de tropa, pontuando que o esforço merece reconhecimento dos poderes públicos e da sociedade. “Vocês não estão sozinhos. Todos os poderes, executivo, legislativo e judiciário, estão do lado de vocês”, assegurou. Ele anunciou ainda que, além de fuzis Colt M4 de calibre 556 já utilizados no policiamento de áreas elevadas, os militares vão contar com pistolas Glock de calibre 9mm e .40, e caminhonetes Hilux com tração 4x4.

 

Drone

Durante o encontro, a equipe do Departamento de Segurança Empresarial da empresa Vale realizou a doação de um drone, que será utilizado pelos militares do 1º Batalhão para auxiliar no patrulhamento dos morros de Vitória.

Salomão Paranho da Silva Junior, analista de segurança empresarial da Vale, explicou que a parceria de longa data entre a empresa e as forças de segurança pública estaduais ganhou forma com a criação de um convênio assinado entre a Vale e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). “A empresa está atenta às demandas sociais. A doação desse tipo de equipamento reforça nosso compromisso com a sociedade capixaba, já que reforça o trabalho desempenhado pela Polícia Militar”, pontuou.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard