09/07/2018 17h02 - Atualizado em 26/09/2018 14h25

Batalhão de Trânsito realiza solenidade de destaque operacional e formatura do Curso de Motopatrulheiros

Na última semana, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou a solenidade de formatura do destaque operacional da Unidade e conclusão do Curso de Capacitação de Motopatrulheiros nas Atividades de Fiscalização de Trânsito – 2018.

Essa foi a segunda turma de militares capacitados para o uso de motocicletas nas atividades pertinentes ao policiamento de trânsito, modalidade motorizada que proporciona ao serviço operacional agilidade e versatilidade, reduzindo o tempo de resposta frente à ação delituosa, seja nas escoltas , controle de tráfego ou fiscalizações.

Com uma carga horária de 80h/a, o curso contou com matérias teóricas como Legislação de Trânsito Aplicada I e II, Operação de Fiscalização de Trânsito, Confecção de Ocorrência de Trânsito, Crimes de Trânsito e matérias práticas como Doutrina de Motopatrulhamento Ordinário, Teoria Básica de Pilotagem On-road e Off-Road, Técnica de Batedores e Abordagem Policial Com o Uso de Motocicletas.

A solenidade no BPTran contou com a presença do subcomandante-geral da PMES, coronel Reinaldo Brezinsk Nunes, do comandante do CPOE, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, do Juiz de Direito do 3º Juizado Especial Cível de Vitória - Justiça Volante, Marcos Valls Feu Rosa, além de representantes da Rodosol e do Sindicato dos Corretores de Seguros do Espírito Santo (Sincor), familiares dos formandos e militares homenageados.

Com um discurso emocionado, que relembrou importantes momentos da vida profissional servindo no BPTran, o coronel Reinaldo Brezinsk Nunes destacou a importância da solenidade do BPTran em homenagear os militares que se destacam na operacionalidade, trabalhando diuturnamente na promoção do trânsito seguro nas vias capixabas. Entre os destaques operacionais foi homenageado o 2º sargento Volmer José da Silva Madeira, destaque operacional da Unidade do 1º trimestre de 2018.

Citando o coronel de Infantaria João Manoel Sinch, em sua obra intitulada “O Caráter dos Soldados’, o comandante do BPtran, tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, enfatizou o “espírito de corpo que define uma consciência entre os guerreiros de um agrupamento bélico, que os liga ao próprio agrupamento e às suas missões e é capaz de fortalecer como um refluxo, o sentimento de união no qual tem origem, estimulando a solidariedade entre os combatentes, além de se constituir em importante energia agregativa, sustentadora da disciplina.”

Para o tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, a solenidade de destaque operacional assume sua relevância ao render homenagens ao maior patrimônio da Instituição, os policiais militares, cidadãos que aceitaram os propósitos, responsabilidades e sacrifícios da atuação operacional na PMES e que alcançaram nos períodos avaliados, a maior posição entre inúmeros excepcionais servidores dos diversos quadros do BPTran .

Na pessoa do capitão Luiz Felipe Freire, coordenador do curso de Motopatrulheiros-2018, o comandante do BPTran agradeceu a todos os instrutores, monitores e auxiliares da 3ª Seção e da Subseção de Transporte, pelos esforços que possibilitaram a conclusão do curso e finalizou:

“No presente do presente, temos a certeza que avançamos com solidez, simplicidade, justiça e sacrifício, na construção do verdadeiro espírito coletivo de coesão, uma forte argamassa, capaz de nos unir contra os desafios inerentes à nossa difícil profissão”.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ