A manhã da última quinta-feira (11) foi marcada por cenas fortes e grande tensão no ar, tudo por causa de uma simulação realizada por profissionais da área da saúde no ES. O evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.
“Foi emocionante!”, resumiu a estudante Fabíola Passos, uma das espectadoras da simulação de cenário de acidente, ocorrida no pavilhão de Carapina, na Serra. Ela, como todos os demais espectadores, ficaram chocados e até emocionados com a realidade exposta no treinamento, que envolveu diversos atores: profissionais da saúde, agentes da PRF, Guarda Municipal, Detran, NOTAER, entre outros.
Como não poderia deixar de ser, o Batalhão de Polícia de Trânsito da PMES também se fez presente. De acordo com o comandante da Unidade, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, numa situação real, os policiais militares do BPTran atuariam na mobilização de recursos, auxílio nos primeiros socorros e na confecção do boletim de ocorrência, importante para a responsabilização dos culpados e para o acionamento dos seguros.
O ministro Queiroga disse que o treinamento pioneiro no país serviu para capacitar os profissionais da saúde para o atendimento de múltiplas vítimas num cenário de crise. Além disso, possibilitou a ação coesa dos demais agentes envolvidos, cada qual em sua área de atuação.
Ao todo, mais de 200 profissionais participaram do evento, idealizado pela Força Nacional do SUS.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br