24/09/2019 10h56 - Atualizado em 24/09/2019 11h00

Batalhão de Polícia de Trânsito participa de operação integrada na Semana Nacional do Trânsito

A sétima operação integrada “Força pela Vida” contou com a participação dos vários órgãos do Comitê Integrado, além do efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), apoiado por policiais do 4º e 7º Batalhões da Polícia Militar, Polícia Civil, Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais de Cariacica, Vitória e Vila Velha e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

A ação foi realizada pelo Detran/ES na noite de sexta-feira (20) e madrugada de sábado (21). Os cinco pontos de fiscalização estavam localizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana.

O grande objetivo da operação é inibir que condutores dirijam sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que cause dependência, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

Com este foco, a operação abordou 347 condutores, realizando 296 testes de etilômetro que resultaram em 19 infrações de recusa em submeter-se ao teste e três comprovações do uso de álcool na direção de veículo. Foram confeccionados 153 autos de infração e removidos 32 veículos.

O Chefe da Seção de Logística do BPTran, major Paolo Quintino, que coordenou a ação dos militares na operação, expressou a satisfação com o empenho do efetivo policial militar aliado aos órgãos integrados e o resultado expressivo da operação. “Entendo que estamos salvando vidas, pois a combinação de álcool e direção é extremamente perigosa, e a Polícia Militar juntamente com as demais agências continuará firme neste propósito, trabalhando diuturnamente fiscalizando os condutores que infringem as normas do código de trânsito, sempre zelando pela vida nas vias públicas capixabas”.

A participação na sétima operação integrada do Detran estava prevista na programação do BPTran para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país. Além das fiscalizações, a programação incluiu palestras em instituições de ensino ministradas pelos militares, visita de escola com crianças a unidade, exposição em shopping center da Grande Vitória, tudo isso na intenção de levar reflexão e conscientização a todos os usuários das vias capixabas para assumirem o compromisso para a segurança no trânsito e mudanças de comportamento que promovam sempre a vida, de acordo com o tema da Semana Nacional: “No Trânsito o Sentido é a Vida.”

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA