09/07/2019 10h40

Batalhão de Polícia de Trânsito participa de Operação Força Pela Vida

Na noite desta sexta-feira (05), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) participou da Operação “Força pela Vida”, que foi realizada em seis pontos da Grande Vitória. A operação ocorreu em conjunto com diversos agentes de educação de trânsito, como o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.

A operação foi o início de um conjunto de ações para reforçar a fiscalização e reprimir infrações e ilícitos relacionados ao trânsito e aos veículos, de forma contínua e integrada, bem como contribuir por meio da educação de trânsito para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas.

As equipes, distribuídas em seis pontos de fiscalização em Vitória, Vila Velha e Serra, realizaram 279 testes de alcoolemia (bafômetro) e abordaram 330 veículos. Durante a operação, foram lavrados 71 autos de infração de condutores dirigindo sem possuir habilitação ou com o direito de dirigir suspenso. Um total de 17 veículos foram removidos. Os condutores também foram abordados pela equipe com orientações importantes para um trânsito mais seguro para todos.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, considerou que a primeira operação integrada “Força pela Vida” foi  um sucesso: “O trabalho em conjunto permitiu o emprego otimizado de recursos e maximizou os resultados. A ação fiscalizatória com foco na Lei Seca cumpre um papel importante de segurança viária, autuando os condutores que são flagrados dirigindo sob o efeito do álcool, ou ainda os que recusam a se submeter ao teste de etilômetro”, afirmou.

Para o comandante do BPTran, as ações dessa natureza conscientizam o cidadão que é preciso respeitar as normas de trânsito. “É o que considero como principal, que é evitar acidentes, lesões e mortes no trânsito, visto que há uma forte correlação entre estes e o uso de bebidas. Também chamo a atenção para os condutores flagrados dirigindo sem a devida habilitação, o que é um ato irresponsável e de muita gravidade. Estamos planejando outras operações, também de caráter educativo, em dias e horários variados, visando sempre a preservação da vida”, disse.

Vejam abaixo os resultados da Oepração “Força pela Vida”:

- Veículos abordados: 330

- Testes de alcoolemia: 279

- Recusa ao teste do etilômetro: 03

- Embriaguez (Administrativo): 01

- Autos de infração confeccionados: 71

- Condutores não habilitados: 08

- Direito de dirigir suspenso: 06

- CRLVs recolhidos: 04

- CNHs recolhidas: 09

- Veículos removidos: 17

Pontos de abordagem: