12/09/2019 15h51

Batalhão de Polícia de Trânsito participa de fiscalização integrada de Transporte de Rochas Ornamentais

A fiscalização do transporte de cargas indivisíveis, em especial blocos e chapas serradas de rochas ornamentais foi o alvo da sexta edição da Operação Integrada Força pela Vida do DETRAN, realizada na noite de terça (10) e madrugada de quarta (11), com a participação do efetivo de diversos órgãos que compõem o Comitê Integrado Força pela Vida, entre eles BPTRAN, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, DER, DNIT, Guarda Municipal de Vila Velha e agentes do DETRAN.

O comandante do CPOE, coronel Daltro Antônio Ferrari Júnior, destacou que essa foi a primeira fiscalização de transporte de rochas ornamentais realizada pelo Comitê Integrado e  representa o forte compromisso da Polícia Militar com a segurança  deste  serviço tão importante para  o estado, sendo a fiscalização e a orientação aos condutores dos veículos de suma relevância para salvar vidas nas rodovias capixabas.

A operação foi realizada em oito pontos abrangendo importantes municípios do Espírito Santo onde transitam veículos realizando o transporte de cargas indivisíveis, como Vila Velha, Serra, Viana, Rio Novo do Sul, Linhares, Baixo Guandu e João Neiva.

O subcomandante do BPTRAN, major Anderson Scotá Moreira explicou que a operação verificou tacógrafo, a forma correta de fixação da carga nos veículos, uso de correntes, travas, catracas, cavaletes e cintas para o devido acondicionamento e amarração de blocos e chapas serradas, a verificação do peso e dimensões do veículo conforme notas fiscais e Autorização Especial de Trânsito, quando necessário, além das condições gerais de circulação dos veículos e dos próprios condutores.

“O exercício constante de fiscalização de condutores e veículos de transporte de cargas indivisíveis é o que reduz acidentes e resume nossa missão de zelar pela vida nas vias públicas, enquanto unidade especializada de policiamento de trânsito”, afirmou.

No total, a operação integrada apresentou resultados significativos para prevenção de acidentes. Foram abordados 256 veículos e aplicadas 268 multas, sendo que 10 veículos foram flagrados com excesso de peso, totalizando 73 toneladas acima do permitido, o que representa um grave risco para a segurança dos usuários das rodovias. Também foram realizados 50 testes de etilômetro e 14 pessoas foram detidas autuadas pelo excesso de peso das cargas e em razão de crimes de trânsito.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA