Governo do Estado do Espírito Santo
11/01/2022 16h46 - Atualizado em 11/01/2022 16h48

Batalhão de Polícia de Trânsito efetivou 11.800 atendimentos online em oito meses

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) disponibilizou os dados de atendimentos online realizados desde o lançamento do serviço nos sites da PMES e do Detran/ES. Foram contabilizados 11.800 atendimentos online à população em apenas oito meses, numa média aproximada de 50 atendimentos diários.

O projeto piloto foi iniciado no dia 1º de maio de 2021, após o desenvolvimento da plataforma pelo Detran/ES, em parceria com a PMES, e inicialmente foi oferecido apenas aos moradores do município de Vitória. Pouco a pouco o serviço foi ganhando corpo e sendo expandido, e hoje atende todo o território estadual.

De acordo com o chefe do setor de ocorrências, 2º tenente Célio Martins, o “boat web”, como é conhecido o boletim online, tem por premissa permitir ao cidadão envolvido em sinistro de trânsito sem vítima a possibilidade de realizar a declaração online, não demandando deslocamento de viatura até o local do sinistro, nem do cidadão até os postos de trânsito, otimizando o tempo de todas as partes envolvidas. “Há o ganho para o cidadão envolvido no sinistro, que pode declará-lo dentro do prazo de 72 horas, de qualquer lugar que esteja, bem como para a sociedade de forma geral, já que as ocorrências mais graves serão atendidas de forma mais ágil, graças à maior disponibilidade do efetivo policial”, disse o tenente Martins.

É sempre bom esclarecer que para o bom funcionamento do serviço é indispensável que o usuário seja preciso e verdadeiro em relação às informações prestadas. Qualquer incoerência implicará no indeferimento da declaração, após análise dos dados fornecidos. Outro aspecto que vale ressaltar é que o serviço serve apenas aos sinistros ocorridos sem vítimas, mesmo aquelas que apresentem lesões leves.

Embora a população ainda esteja se acostumando ao serviço, o retorno tem sido satisfatório, na maior parte das vezes. O cidadão Carlos José Bezerra da Silva, por exemplo, afirmou que o “boat web” é uma ferramenta fácil de usar e autoexplicativa, fornecendo ao usuário agilidade na confecção do boletim de ocorrência, além de ter todo o acompanhamento por parte do BPTran, com respostas rápidas a quaisquer dúvidas que venham a aparecer”.

O serviço está disponível em www.pm.es.gov.br  na aba BPTran online, e no site do Detran, em www.detran.es.gov.br  no banner do BOAT, na página principal.

Após o correto preenchimento dos dados solicitados, o prazo é de 10 dias úteis para a liberação do boletim para impressão.

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