31/10/2018 11h02

Batalhão de Polícia de Trânsito conclui instrução para condução de Motocicletas Harley Davidson

Com o objetivo de capacitar os motociclistas do BPTran, de acordo com  os preceitos do motopatrulhamento ordinário de trânsito, foi realizada no período de 18 a 27 de outubro, a 1ª Instrução Para Condução de Motocicletas Harley Davidson Road King Police, 1.600 cilindradas, coordenada pelo major Cláudio Silva, subcomandante do BPTran e auxiliado pelo tenente Theotonio Silva de Oliveira, chefe da Subseção de Ocorrências do BPTran.

A justificativa da instrução se deu em razão do recebimento de quatro motocicletas Harley Davidson pelo BPTran no 2º semestre de 2018, oriundas da Força Nacional e por suas especificidades quanto à potência, torque, velocidade final e peso elevado. Além disso, tais veículos não integravam até então a frota ordinária do BPTran.

Com instrutores militares, policiais rodoviários federais e instrutores civis, a instrução foi composta de aulas teóricas na primeira fase, realizada na sede da unidade, e aulas práticas na segunda fase, realizada em locais específicos como Kartódromo, rodovias e estradas.

Para o tenente Theotônio, aluno e auxiliar de coordenação do curso, as técnicas de condução das motocicletas Harley Davidson diferem das técnicas utilizadas na condução de demais veículos da corporação, de modo que a grade curricular foi voltada para este modelo específico de motocicleta, sendo importante o acesso a disciplinas como Mecânica Básica, Protocolos e Procedimentos, e Técnicas de Condução do Veículo.

Ao fim da instrução foram capacitados 17 militares do BPTran e um oficial do  1º BPM.  O objetivo do Comando do BPTran é empenhar os veículos como batedor, escolta, eventos esportivos e emprego no motopatrulhamento ordinário de trânsito em rodovias estaduais e vias urbanas.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA