Governo do Estado do Espírito Santo
27/03/2023 13h48

BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO BATE RECORDE DE FLAGRANTES DE EMBRIAGUEZ EM UMA SÓ NOITE DE FISCALIZAÇÃO

O BPtran tem mesmo “quebrado a banca” quando se trata de flagrantes de embriaguez ao volante. Entre a noite da última sexta (24) e a madrugada de sábado (25), os policiais daquela Unidade Especializada estabeleceram um recorde de flagrantes em uma só fiscalização. O número não nos traz alegria, ao contrário, pois gostaríamos que fosse zero.

Mesmo diante da tentativa de intimidação e fuga, e ainda riscos de atropelamento dos policiais, a operação realizada nas proximidades de bares e de uma boate na Praia do Canto, em Vitória, atendeu ao objetivo de flagrar condutores e evitar acidentes.

Dos 300 veículos abordados, 99 condutores negaram-se a serem submetidos ao teste do etilômetro, um foi flagrado pelo aparelho, enquanto outro apresentava sinais claros de embriaguez. Este último inclusive, tentou fugir e, durante a tentativa de fuga quase atropelou os militares que participavam da operação, sendo alcançado logo em seguida por outra viatura que estava estrategicamente posicionada para realizar esse tipo de abordagem. O condutor foi preso e encaminhado ao DPJ. 

No total foram 101 flagrantes, entre recusas, indicação do etilômetro e laudo de constatação. 

Cenas inusitadas e constrangedores fizeram parte do serviço: condutor sem roupas, condutora vomitando durante a abordagem e outros que faziam o retorno por cima da calçada para não serem abordados.  Estes foram devidamente notificados pela infração de natureza gravíssima cometida, sem prejuízo de outras que porventura tenham cometido durante a manobra irregular. 

O ato de conduzir um veículo exige responsabilidade e cuidados, e por isso os policiais do BPTran, apenas cumprem a lei de forma técnica e salvam vidas quando impedem que motoristas irresponsáveis ingerem bebida alcóolica e assumam a direção veicular. 

Além dos flagrantes de embriaguez, a operação contabilizou 170 autos de infração sendo as principais: conduzir sob influência de álcool, conduzir sem CNH, conduzir veículo sem estar licenciado, executar manobras de retorno por cima de calçada, entre outras. 

As operações Lei Seca continuarão acontecendo em outros municípios da Região Metropolitana durante todo o ano.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard