Governo do Estado do Espírito Santo
26/11/2019 09h59

Batalhão de Polícia de Trânsito autua condutores em operação foco Lei Seca

Com o objetivo principal de coibir o consumo de álcool na direção de veículos automotores e evitar acidentes nas vias capixabas, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou, neste fim de semana, operações foco Lei Seca nos municípios da Grande Vitória, utilizando o efetivo das equipes de fiscalização da Unidade.

Na sexta-feira (22), a fiscalização foi realizada no município de Cariacica e foram abordados 90 veículos entre automóveis e motos. Foram realizados 81 testes de etilômetro e lavrados 45 autos de infração. Dentre as infrações constatadas, nove condutores se recusaram a realizar o teste do etilômetro sendo notificados na conduta de “Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa”, conforme estabelece o artigo 165-A do CTB. Vale destacar que esta infração é gravíssima e o CTB prevê além da penalidade de multa, a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

No sábado (23), a fiscalização de trânsito ocorreu em Vitória e 11 condutores abordados se recusaram a realizar o teste do etilômetro. No total foram lavrados 32 autos de infração de trânsito e 10 CNHs foram recolhidas. A operação abordou 85 condutores e 74 testes de etilômetro foram realizados.

A operação foco Lei Seca faz parte da estratégia do Batalhão de Polícia de Trânsito para evitar acidentes e principalmente diminuir o número de vítimas, uma vez que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o consumo de álcool na direção de veículos automotores figura entre as cinco principais causas de mortes por acidente de trânsito no mundo.

Segundo o comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, vários esforços têm sido desenvolvidos na Unidade para implementar as operações e, sobretudo, oferecer ferramentas ao policial que atua na promoção da segurança viária no estado. 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard